TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Verificador de Segurança da Microsoft | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Verificador de Segurança da Microsoft

Verificador de Segurança da Microsoft

Compartilhe

O Microsoft Defender não é a única ferramenta que a gigante de Redmond oferece para você proteger o Windows 10 e os seus dados mais importantes armazenados no computador de vírus e ameaças virtuais.

O Microsoft Safety Scanner, ou Microsoft MRT (ou Microsoft MRST, também conhecido como Verificador de Segurança da Microsoft) também pode ser bem útil na hora de eliminar softwares mal intencionados do seu computador, atuando como mais uma ferramenta de segurança para o Windows 10.

Como não é todo mundo que conhece esse software, vamos mostrar nesse post as suas principais características, e como você pode utilizar esse recurso para manter o seu computador livre de eventuais ameaças.

 

 

 

O que o Verificador de Segurança da Microsoft tem de tão diferente?

O principal diferencial entre o Microsoft MRST e o Windows Defender é que, além de contar com o mesmo motor de segurança e definições de ameaças que o antivírus nativo do Windows 10, ele possui um sistema de proteção em tempo real, com atualizações automáticas.

Desse modo, ele pode eliminar malwares de forma imediata, caso o Windows Defender não esteja funcionando de forma correta. Como disse antes, o Microsoft MRST é uma camada adicional de segurança ao Windows 10, caso o antivírus nativo seja enganado por algum vírus.

Pensando nisso, o Microsoft MRST é recomendado para praticamente todo e qualquer usuário de computador com o Windows 10 que mantém o seu equipamento conectado na internet o tempo todo. Ou seja, praticamente todo mundo.

 

 

 

Como usar o Microsoft MRST

  1. Entre no site oficial da Microsoft, e faça o download do Microsoft MRST na versão mais adequada para a arquitetura do seu Windows 10 (você pode consultar essa informação em Configurações > Sistema > Sobre > Especificações do Dispositivo).
  2. Instale o programa, seguindo as instruções do assistente que vai aparecer na tela.
  3. Inicie o Microsoft MRST e realize um escaneamento do seu equipamento.

O software pode realizar três tipos de análises:

  • Análise rápida (verificando os locais mais prováveis para encontrar uma ameaça; as infecções não são eliminadas, mas se algo errado for detectado, o software vai pedir para realizar uma análise completa do computador);
  • Análise completa (analisa todo o sistema operacional, procurando e eliminando arquivos infectados);
  • Análise personalizada (vai verificar pastas e setores do computador que você selecionar).

 

Feita a análise dos arquivos, o Microsoft MRST vai detectar os itens infectados, tentando anular as mudanças realizadas pelas ameaças identificadas pelo software.

 

 

 

Atualizações obrigatórias

Você pode utilizar a instalação corrente do Microsoft MRST por até 10 dias após a sua instalação. Depois disso, você precisa fazer o download de uma versão atualizada do programa, para garantir que você vai receber os últimos recursos para detecção e remoção de ameaças.

A Microsoft informa que o Microsoft MRST não serve para substituir o Windows Defender no seu computador para Windows 10, e o uso do antivírus nativo continua a ser obrigatório para uma proteção efetiva do sistema operacional e dos dados pessoais.

De qualquer forma, ter mais uma barreira de proteção contra ameaças virtuais é algo sempre bem vindo. Não dá para saber quando seremos vítimas de um golpe, ou quando a próxima ameaça vai explorar uma possível vulnerabilidade de software.

E ainda é melhor prevenir do que remediar.


Compartilhe