Compartilhe

Em pleno 2020, com os smartphones com uma capacidade de armazenamento cada vez maior e na era das redes sociais, onde muitos de nós precisamos alimentar a nossa presença online (e a raiva de algumas pessoas emocionalmente mais fracas), não é difícil afirmar que uma das coisas que os usuários mais realizam em seus dispositivos é registrar fotos e vídeos.

Mais cedo ou mais tarde, o seu smartphone vai acabar lotado de imagens vídeos e áudios que você recebe ou produz todos os dias. Isso vai acabar com o seu espaço de armazenamento, que antes era enorme, mas agora é insuficiente para você sequer salvar os memes que vai usar no futuro.

Porém, antes de se ver obrigado a realizar uma profunda limpeza no espaço de armazenamento do seu telefone, você pode lançar mão de uma ferramenta que é muito bem vinda na hora de resolver esse tipo de problema. Estou falando do Google Fotos, que oferece um espaço de armazenamento para fotos e vídeos que é ilimitado (desde que você aceite reduzir a qualidade da foto durante o upload). Essa é a opção perfeita para armazenar os volumosos arquivos de mídia armazenados no seu smartphone, permitindo assim que você libere algum espaço para receber novos conteúdos e instalar outros aplicativos.

O único inconveniente do Google Fotos é que, no processo de upload dos arquivos para a nuvem, a plataforma comprime as imagens de forma automática, de modo que as fotos armazenadas online acabam perdendo um pouco de qualidade. Isso não é um problema se você não é muito exigente com isso, e só precisa dessas fotos para ter uma lembrança daquele momento, ou para envio posterior nas redes sociais. Outro problema nessa plataforma é que o iPhone não conta com armazenamento ilimitado na nuvem.

Se você gostou de saber que existe uma forma de aliviar o excesso de arquivos no smartphone (e melhor: de graça), continue a ler esse post, e vamos mostrar como você pode fazer isso.

 

 

 

Liberando espaço com o Google Fotos

 

Para fazer uso da infinita capacidade de armazenamento no Google Fotos, é preciso primeiro associar uma conta Google a partir do smartphone. Feito isso, as cópias de segurança são ativadas automaticamente, de modo que não tem muito mais o que você possa fazer, a não ser registrar as suas fotos do dia a dia a esperar que as mesmas sejam enviadas para a nuvem do Google.

Depois, estabeleça a qualidade da imagem que será enviada para o Google Fotos. Esse passo é importante para garantir o armazenamento ilimitado: tal e como já afirmamos nesse post, esse benefício sem limites do Google Fotos só está disponível se reduzimos a qualidade dos arquivos. Para configurar a qualidade das fotos, vá em Ajustes > Cópia de Segurança > Qualidade de Imagem > Alta capacidade.

Também leve em consideração que, por padrão, o Google Fotos salva aquelas imagens que são registradas pela câmera do smartphone, mas não por outros aplicativos. Para mudar isso, vá em Ajustes > Cópias de segurança, e determine as pastas do dispositivo que serão enviadas para o backup, e o aplicativo vai salvar tudo na nuvem, sem custos ou consumo de armazenamento adicional.


Compartilhe