Compartilhe

O Google quer dar uma força para deixar o sinal da conexão WiFi da sua casa o mais eficiente possível. Por isso, publicou um vídeo em seu canal oficial no YouTube para dar algumas dicas para alcançar esse nobre objetivo.

O vídeo tem pouco mais de um minuto, e tem como protagonista Sanjay Noronha, chefe de produtos do Nest, e conta com cinco conselhos valiosos para melhorar a qualidade do sinal da sua conexão WiFi, dentro de suas possibilidades.

É importante lembrar ao amigo leitor que: não existem milagres. Em muitos casos, você pode obter melhoras na qualidade do sinal do seu WiFi, mas não resolver questões que envolvem configurações de hardware, uma baixa velocidade contratada e barreiras físicas que não podem ser resolvidas a não ser que você derrube a parede ou mude de apartamento. Logo, não reclame se você tentar todas as dicas desse post e nenhuma funcionar.

Dito isso, vamos para as dicas.

 

 

 

Procure o centro da casa para o melhor sinal

 

Posicionar o seu roteador no ponto mais central possível de sua casa é um dos segredos mais elementares para que o sinal seja distribuído da forma mais uniforme possível. Mesmo que você more sozinho em casa. Isso ajuda a distribuir melhor o sinal em sua casa ou apartamento, e os seus dispositivos vão receber um sinal de internet de melhor qualidade, já que não precisa atravessar obstáculos.

 

 

 

Considere instalar uma rede sem fio Mesh

 

Uma rede Mesh consiste em colocar repetidores de sinal WiFi nos pontos de sinal morto na casa, onde o sinal não consegue chegar de forma clara. A rede Mesh é necessária em casas grandes ou com andares superiores. Um repetidor nada mais é do que um modem que se conecta ao roteador principal, formando uma malha de conexão que compartilha a mesma senha.

 

 

 

Seu roteador é novo ou atualizado?

 

Ligue para a sua operadora e exija a troca do seu modem se ele tem dois anos ou mais de uso, e a sua conectividade WiFi deve melhorar. Também verifique se o roteador é compatível com as redes de 5 GHz, que entregam uma velocidade muito maior… desde que o seu dispositivo seja compatível com a rede WiFi dual-band, obviamente.

 

 

 

Coloque uma senha forte nessa rede

 

Escolha com muita sabedoria a senha da sua rede WiFi, e mantenha essa senha oculta de olhos alheios. Uma rede aberta é uma porta escancarada para qualquer um entrar na sua rede, e com certeza a saturação de gente que não tem grana tentando usar a sua rede sem fio para assistir a Netflix vai afetar no desempenho da sua rede sem fio.

 

 

 

Crie um WiFi paralelo para convidados

 

Para qualquer pessoa que vai visitar você por qualquer motivo, permita que ele use a internet em uma rede de convidado, ou Virtual Access Point, ou até mesmo uma WiFi Guest (ou qualquer outra frase que faça referência a uma rede que não é a sua principal), criando pontos WiFi alternativos. Assim, os seus amigos se conectam na sua rede WiFi para fazer qualquer bobagem conectada, e você não se compromete com vírus e arquivos maliciosos que podem estar presentes nos dispositivos deles.

 


Compartilhe