Compartilhe

Você recebe centenas de mensagens no WhatsApp todos os dias, e isso pode ser considerado algo simplesmente insuportável para muitas pessoas. Eu mesmo deixo as notificações do aplicativo no silencioso, e em alguns casos, até mesmo a notificação através da vibração do telefone pode tirar a minha concentração.

Não nego que eu deixo vários dos meus grupos no silencioso completo (nem mesmo o sistema de vibração funciona) para ter um pouco de paz de espírito durante a minha jornada de trabalho. Só mesmo os contatos mais especiais e importantes recebem algum tipo de notificação, para que eu saiba o essencial sobre o que está acontecendo com outras pessoas.

Porém, nem todos entendem que essa pode ser uma solução viável para ser notificado no WhatsApp, e não tem nada de errado com isso. As pessoas são livres para adotarem o perfil de uso que melhor se adaptam às suas necessidades. Por isso, para várias pessoas, ser notificado significa ouvir um alerta sonoro efetivo.

O WhatsApp possui uma opção que permite a mudança dos sons de notificação de um modo geral, e esse recurso está acessível para todos os usuários. Mas também é possível estabelecer um toque de notificação para um contato em específico ou para um grupo, e isso nem todos sabem.

Pois bem… vamos contar nesse post como podemos fazer isso.

 

 

 

É um processo bem simples

 

Antes de tudo, é importante mencionar que é possível realizar esse procedimento sem precisar recorrer a aplicativos externos. Basta ter o aplicativo do WhatsApp instalado no smartphone (e, convenhamos… sem esse requisito, não iria valer a pena nem mesmo ler esse post).

Abra o WhatsApp, e entre na conversa onde você quer personalizar o toque de notificação. Depois, pressione no nome do contato ou no nome do grupo em questão, e aqui você vai ver uma opção chamada “Notificações Personalizadas”. Entre nesse item.

Aqui, tem uma casa desmarcada ao lado o item Notificações Personalizadas. Selecione essa casa, e você pode escolher o som da notificação e da chamada para um contato especial ou um grupo específico, onde você escolhe o arquivo de áudio a partir de sua galeria de toques personalizados armazenada em seu computador.

Se você deseja encontrar um toque especial, você pode inclusive usar a voz do próprio contato para gravar um alerta ou, se ainda preferir, adicionar uma canção ao toque de chamadas. É relativamente fácil encontrar na internet sites ou aplicativos que oferecem trechos de áudio de séries de TV, filmes, videogames ou trechos de músicas famosas, que podem ser utilizados como toques de notificação de mensagens ou chamadas.

 

 

 

Conclusão

 

Como você pode ver, não é nada complicado realizar o procedimento para personalizar os toques de notificação e chamadas para contatos e grupos do WhatsApp. O que pode ser uma missão difícil é escolher um toque personalizado para cada um dos seus amigos de forma individual, pois para quem gosta desse nível de personalização, tal recurso pode ser considerado algo viciante.

É o tipo de opção que muitas pessoas que usam smartphones em 2020 vão adorar saber que existe, e a adesão tem tudo para ser enorme. Se você gostou dessa dica, compartilhe com amigos e familiares.


Compartilhe