Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Um tambor quântico pode mudar a internet

Um tambor quântico pode mudar a internet

Compartilhe

Acredite, se quiser: o futuro da internet pode estar em um tambor. Literalmente.

Os pesquisadores da Universidade de Copenhague compartilharam com o mundo o desenvolvimento de algo que eles mesmo estão chamando de “tambor quântico”. E quem sou eu para questionar essa denominação.

Este dispositivo tem o potencial de revolucionar a Internet ao oferecer elevadíssimas velocidades de conexão de internet, combinada com uma maior segurança dos dados trafegados na rede.

Vamos entender melhor o que está acontecendo aqui.

 

Por que um tambor quântico?

O campo da computação quântica tem ganhado destaque no mundo da tecnologia, prometendo revolucionar a informática com poder de processamento massivo. E como estamos na era da Inteligência Artificial, qualquer avanço nesse sentido é importante, já que essa é uma tecnologia que trabalha com enormes volumes de dados.

Grandes empresas como IBM e Google estão investindo nessa tecnologia para criar computadores mais rápidos e confiáveis, permitindo que chips processem uma enorme quantidade de dados em um tempo assustadoramente menor do que o entregue pelos processadores mais potentes do momento.

O tambor quântico, desenvolvido pelo Instituto Niels Bohr, poderia impulsionar a internet para essa visão futurista. Ele preserva informações de forma estável antes de enviá-las para outros computadores, potencialmente tornando as comunicações online mais seguras.

Os especialistas vislumbram a possibilidade de “telecomunicações quânticas” no futuro, proporcionando comunicações baseadas em princípios quânticos.

Isso poderia levar à criação de uma Internet imune à interceptação de dados, melhorando significativamente a segurança online.

É claro que os estudos sobre o assunto são preliminares, e até mesmo a comparação com o tambor soa um pouco fictícia demais para um conceito tão avançado.

Mas não podemos duvidar do escalonamento desses avanços. É correto dizer que a internet no futuro vai trabalhar de forma muito diferente da rede mundial de computadores que conhecemos hoje.

 

O futuro da internet será com a IA

Human like robot talking to artificial intelligence. Concept. 3D illustration

Tim Berners-Lee, o homem que é considerado por todos como o “pai da WWW”, destacou recentemente a importância da Inteligência Artificial no futuro da internet, onde a integração dessa tecnologia na web é algo inevitável.

Entendo que este é mesmo o próximo passo evolutivo da internet. Na verdade, já está acontecendo: muitas pessoas estão usando IAs que se conectam ao buscador do Google para realizar pesquisas online e outras tarefas que são bem mais trabalhosas no processo manual de desenvolvimento.

Sim. Bem sabemos que soluções como Gemini e Perplexity AI ainda não estão robustas ou confiáveis. Mas alguns usuários já se valem dessas soluções para obter as respostas que precisam para suas atividades.

Sem falar que os navegadores web já contam com chatbots integrados, otimizando as buscas online.

Logo, a integração plena da IA na internet é uma questão de tempo. E ter uma tecnologia que permite o tráfego de dados em nível quântico é algo que precisa ser visto com o máximo de atenção.


Compartilhe