Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Um ano para o X virar um banco? Pirou, Elon?

Um ano para o X virar um banco? Pirou, Elon?

Compartilhe

Desde que Elon Musk comprou o Twitter e rebatizou para X, ele tem essa obsessão em transformar a plataforma em um superapp, com objetivos financeiros, obviamente. E agora, estabeleceu um prazo para isso acontecer: o ano que vem.

Até o final de 2024, o X deve virar um banco. E está faltando um pouco de noção em Musk nesse deadline. Para uma rede social que quer virar um superapp financeiro, ele só é uma cópia malfeita do Facebook, e por pura inveja de Elon em relação ao menino Zuck.

Na verdade, ele emula o modelo de negócios do WeChat, mas em escala global. E eu tenho pena dos programadores do X, que vão virar escravos a partir de agora.

 

Musk está preparando o terreno para isso há muito tempo

Não são promessas vazias do dono da Tesla.

Em agosto de 2023, Elon Musk obteve licenças para processar pagamentos em vários estados dos Estados Unidos, incluindo transações envolvendo criptomoedas. Musk afirmou que espera concluir a parte burocrática para operar como um banco em todo o país nos próximos meses.

Não é de hoje que Elon Musk quer se envolver a sério com o sistema bancário. Ele foi um dos fundadores do X.com, um dos primeiros bancos online da história. Posteriormente, uniu esforços com Confinity Inc. para criar o PayPal, uma das principais referências do mercado financeiro atual.

A visão original do X/PayPal foi concebida por Musk em julho de 2000. No entanto, a integração do PayPal com o eBay não permitiu a implementação completa das funcionalidades planejadas, resultando em um produto menos completo do que o idealizado.

E agora, ele quer mesmo transformar o finado Twitter em uma via prática para você pagar a mensalidade da Netflix de qualquer lugar.

 

Será que isso vai colar?

Difícil, hein…

Um dos maiores problemas que Musk precisa resolver para que o X vire o próximo banco da Geração Z é conquistar a confiança dos usuários. Em alguns casos, reconquistar, já que são usuários que estavam na plataforma e desistiram dela depois que a rede social se transformou em um ambiente tóxico.

É só parar para pensar um pouco: afinal de contas, estamos falando de usuários que vão depositar dinheiro e confiar suas transações financeiras na plataforma.

Logo, a pressão de Musk para cumprir o prazo de 2024 pode adicionar complexidade à transição, exigindo planejamento meticuloso e uma resiliência enorme por parte dos programadores.

A X pretende abranger uma ampla gama de serviços financeiros, indo além das simples transações monetárias. A rede social deve oferecer áreas de investimentos, gerenciamento de ativos e outros recursos que fazem parte do ambicioso plano de Elon, além da integração do gerenciamento e transação de criptomoedas, algo ainda mais complexo para qualquer serviço similar.

A mudança de uma plataforma de rede social para um superapp financeiro levanta a mais óbvia das preocupações sobre a privacidade dos dados dos usuários. E a X precisa também garantir que cibercriminosos não vão abrir novas contas bancárias em nome de terceiros, ou pior, roubar o dinheiro alheio a qualquer momento.

O histórico de Elon Musk com pagamentos digitais e criptomoedas pode ajudar a direcionar a X como plataforma financeira, mas isso está bem longe de ser fácil ou simples como o magnata da Tesla pensa.

Um ano me parece pouco para aprontar tudo. Mas… isso não importa. Eu jamais teria a coragem de deixar o meu dinheiro sob os cuidados de Elon Musk.

Eu prefiro eu mesmo usar as drogas pesadas e esfregar a grana na primeira parede que aparecer na minha frente.


Compartilhe