Pode ser desconfortável para você conversar com o motorista do Uber. Tudo bem, você é tímido. Ou ma educado mesmo. Ou quer ler um jornal, ler o Twitter ou conversar no WhatsApp. Não importa: o Uber sabe disso e prepara um ‘modo silencioso’, onde você pode indicar ao motorista que prefere o silêncio do que a conversa alheia que não interessa.

No aplicativo do Uber, é possível selecionar várias opções de viagem, como a temperatura do carro, se você tem mochilas e malas, entre outras. Um novo item chamado Conversação permite selecionar se queremos ou não conversar com o motorista.

 

 

Para os tímidos e para quem prefere ler o WhatsApp

 

 

Mesmo que o motorista não tenha a responsabilidade de conversar com o cliente até agora, fica claro que o recurso só interessa mesmo para o passageiro, o que pode influenciar na nota final de ambos. Porém, o modo estabelece a preferência ao silêncio, deixando claro para os dois lados qual será o nível de interação da viagem.

A opção está disponível nas viagens premium do Uber (Uber Black e Uber Black SUV), além de outros veículos de luxo. Esse era um modo que vários usuários solicitavam a algum tempo, e que ainda que muitos queiram uma viagem tranquila, outros preferem não conversar com o motorista, pelos mais diversos motivos. Inclusive por vergonha, o que é um motivo válido.

 

 

Apesar de parecer uma boa medida para quem quer se esquecer do compromisso de conversar com alguém em uma viagem, é uma medida desumana, já que estamos selecionando em um aplicativo de smartphone se queremos ou não falar com alguém. A comunicação entre pessoas se mede em um aplicativo, e nos lembra que vivemos em tempos onde podemos escolher se interagimos com alguém pelo telefone.

O modo estreou nos Estados Unidos e, em teoria, a opção está disponível desde o dia 15 de maio. No Brasil, ainda deve levar algum tempo para o recurso chegar, de modo que você ainda vai ter mais algum tempo para jogar conversa fora contra a sua vontade com alguém que você não conhece.

 

Via TechCrunch