Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Tudo sobre o Modo de Depuração USB no Android

Tudo sobre o Modo de Depuração USB no Android

Compartilhe

Se você já ouviu falar no modo de depuração USB do Android mas não sabe exatamente o que ele é ou o que faz pelo seu smartphone, esse artigo pode ajudar.

O Android é um sistema operacional de fácil interação, onde até mesmo aqueles sem muitos conhecimentos em tecnologia pode utilizar um produto com essa plataforma. Porém, existem partes mais sofisticadas desse software, que estão escondidas no menu Opções para Desenvolvedor.

Essa é uma parte do sistema operacional que só deve ser explorada por quem tem mais conhecimentos sobre o assunto. E o Modo de Depuração USB nada mais é do que o menu avançado do Android.

E você vai conhecer um pouco mais sobre ele a partir de agora.

 

O que é o Modo de Depuração USB no Android?

Esse tal Modo de Depuração USB permite que um dispositivo Android se comunique com um computador para executar o Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) para que usuários avançados possam utilizar opções avançadas no sistema.

Ao habilitar esse modo, o telefone pode se comunicar por completo com o computador, oferecendo os benefícios das ferramentas avançadas. Aqui, é importante lembrar que você não precisa da depuração USB para sincronizar o seu smartphone com o PC para gerenciamento de dados armazenados, como fotos e vídeos (por exemplo).

 

Como habilitar o Modo de Depuração USB

Faça o seguinte:

  1. Abra os Ajustes do smartphone e entre no item Sobre o smartphone.
  2. Localize o número de compilação do sistema operacional, e toque nesse indicador por várias vezes, até que apareça uma notificação que indica a habilitação do modo de desenvolvedor.
  3. A seguir, volte na tela inicial do menu Ajustes, e entre na opção Sistema.
  4. Por fim, acesse o item Avançado, e você vai ver que apareceu uma nova opção chamada Opções de Desenvolvedor.

Os passos e os termos podem variar, dependendo da versão Android e da capa de personalização do sistema operacional instalada no seu telefone. De qualquer forma, dentro de Opções do Desenvolvedor, procure o item de Depuração do USB e habilite a partir do controle deslizante, após confirmar o aviso do Android sobre o uso desse recurso.

A partir de agora, todas as vezes que você conectar um smartphone em um computador, o sistema vai perguntar se você quer habilitar a depuração USB para essa conexão.

 

O que faz o Modo de Depuração USB?

De forma simples: o Modo de Depuração USB permite o envio de comandos avançados para o telefone a partir de um cabo USB. Isso é muito útil para desenvolvedores de softwares que querem testar aplicativos de forma direta no dispositivo.

Também pode ser útil para os usuários que querem rotear o Android, para executar recursos de forma mais profunda no sistema operacional, obtendo o status de Superuser no sistema.

Por fim, o Modo de Depuração USB é útil para quem quer utilizar os comandos do Android Debug Bridge (ADB) para instalar arquivos APK armazenados no computador, mover arquivos entre os dois dispositivos e ver os registros do dispositivo para detectar erros de depuração.

 

Isso é seguro?

É claro que o uso do Modo de Depuração USB tem os seus riscos, já que você está acessando áreas sensíveis do sistema. Porém, você corre riscos ao conectar o smartphone em uma rede WiFi pública, e faz isso o tempo todo.

De qualquer forma, nunca conecte o seu smartphone em um computador que você não conhece. E se fizer isso, mantenha o modo de depuração desabilitado.

Além disso, em casos de perda ou roubo do telefone, qualquer pessoa com conhecimentos suficientes pode acessar as áreas mais privadas ou restritas do dispositivo, dispensando o conhecimento de senha ou padrão de bloqueio. E esse cenário é mais um forte motivo para manter o Modo de Depuração USB desabilitado.

Ou seja, a menos que você use o recurso regularmente e conecta o seu smartphone Android no seu computador com Windows de forma regular, não vale a pena habilitar o modo de depuração USB no seu telefone.

E agora que você sabe de tudo isso, pode tomar a decisão para o seu caso de forma mais consciente e racional.


Compartilhe