Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | iPhone 15 Pro: o melhor console de videogame?

iPhone 15 Pro: o melhor console de videogame?

Compartilhe

O A17 Pro, SoC presente no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max é a materialização do pensamento da Apple em chutar bundas no mundo dos games. Tanto, que tem gente dizendo que ele entrega uma experiência de uso que rivaliza com os consoles de videogames de última geração, como o Xbox Series X e o PS5.

O novo processador ganhou protagonismo especial no evento de lançamento do iPhone, indicando que a gigante de Cupertino está pronta para competir com Microsoft e Sony no mundo dos games, com algumas diferenças significativas.

Vamos entender melhor o que se passa na cabeça de Tim Cook e companhia neste sentido.

 

iPhone como plataforma de games é exagero?

Não. Talvez a forma em como a Apple se enxerga dentro do segmento seja um pouco exagerada, mas não está muito longe da realidade prática.

“O iPhone é a melhor plataforma móvel do mundo”. Essa foi a frase utilizada para iniciar a apresentação sobre a GPU do Apple A17 Pro. E o que poderia ser puro marketing deu motivos para os gamers sonharem com algo que, se der certo, pode quebrar paradigmas.

A apresentação incluiu a demonstração de alguns jogos do Apple Arcade e títulos desenvolvidos especificamente para dispositivos móveis. O momento mais empolgante ocorreu quando Fabrice Navrez, da equipe de desenvolvimento de ‘The Division Resurgence’, apresentou o jogo em execução no iPhone 15 Pro.

Esta versão do ‘The Division’ já estava disponível para Android, mas com o A17 Pro, a resolução foi aumentada e os efeitos de iluminação dinâmica em tempo real e reflexos foram aprimorados.

Membros da equipe da HoYoverse também entraram em cena para explicar como a nova GPU pode melhorar a qualidade visual de jogos populares como ‘Genshin Impact’ e ‘Honkai Star Rail’. Os vídeos de demonstração eram impressionantes, mas esses jogos já eram conhecidos por sua qualidade visual excepcional em dispositivos iPhone e Android.

 

O verdadeiro potencial ainda está por vir

Foi uma surpresa ver no palco do evento da Apple Tsuyoshi Kanda, produtor com uma longa história na saga ‘Resident Evil’. Ele exibiu vídeos de ‘Resident Evil 4 Remake’ e ‘Resident Evil Village’ rodando suavemente no iPhone 15 Pro. Os visuais eram espetaculares em uma apresentação breve e até um pouco frustrante.

A grande notícia aqui não foi apenas a confirmação de que esses jogos estavam disponíveis no iPhone, mas sim que se tratava de ports completos dos jogos do console de videogames para o smartphone. ‘Resident Evil 4 Remake’, o aguardado ‘Assassin’s Creed Mirage’ e ‘Death Stranding’ estão a caminho do iPhone como versões nativas, o que significa que suas idas ao banheiro nunca mais serão as mesmas.

Entendedores entenderão.

Mas… o que a Apple diz sobre seu novo chip?

Só para não fugir à regra, a empresa forneceu informações técnicas limitadas durante a apresentação, mas sempre tem os especialistas revelando os segredos que a Apple insiste em esconder de todos.

O Apple A17 Pro apresenta uma nova CPU de 6 núcleos (2 de alto desempenho e 4 de eficiência), uma nova GPU de 6 núcleos e um Neural Engine de 16 núcleos. Um novo design de shaders foi concebido, e afeta diretamente a qualidade gráfica dos jogos, pois lida com os cálculos relacionados aos gráficos.

A GPU é 20% mais rápida em desempenho máximo em comparação com a geração anterior, e possui aceleração de hardware para ray tracing em tempo real, um recurso que melhora significativamente a iluminação e as sombras nos jogos.

O ray tracing pode ser simulado por software, mas a implementação por hardware é mais eficiente, melhorando quatro vezes a taxa de quadros dos jogos. Na prática, isso significa que podemos receber gráficos mais detalhados e realistas com menos estresse para a GPU.

Comparado ao seu antecessor (A16 Bionic), o A17 Pro entrega um desempenho quatro vezes melhor no cálculo de ray tracing por hardware. Além disso, a combinação da GPU e NPU permitirá aos desenvolvedores acessar a API MetalSFX, possibilitando melhorias na qualidade visual dos jogos enquanto consomem menos recursos do SoC.

Se tudo isso der certo, o A17 Pro vai revolucionar o mundo dos jogos nos smartphones, de forma quase definitiva. Resta saber como os desenvolvedores vão explorar todo o potencial do novo processador.

Olhando para as consequências de tudo isso, talvez seja um pouco precoce estimar que o iPhone pode bater de frente com os consoles de videogames de mesa. Mas ASUS, Steam, Lenovo e outros fabricantes de consoles portáteis já estão com insônia por causa desse poderoso SoC da gigante de Cupertino.

Tudo o que a Apple mostrou até agora é para que o A17 Pro dê na cabeça de todo mundo e acabe com a brincadeira ou eventual competição. E se ele entregar tudo o que promete na prática, Microsoft e Sony podem sim começar a se preocupar com esse pequeno monstro encapsulado no iPhone 15 Pro.


Compartilhe