Está com um dia muito ocupado no escritório? Precisa ser o mais produtivo possível? Escutar música pode ajudar, mas não tanto quanto as músicas dos videogames.

Vários estudos procuram responder qual é a música mais apropriada para quem quer se concentrar. E a página Popular Science reuniu algumas das produções sonoras mais convenientes em momentos de concentração. De forma incrível, a resposta está nas trilhas sonoras de videogames.

Essas trilhas sonoras reúnem as melhores características sonoras para a concentração, e por motivos lógicos: tais produções foram feitas para manter o jogador ocupado em uma única atividade (jogar). Quando você joga videogames, você está focado em um único objetivo, e nada mais.

A seguir, temos três motivos que mostram por que a trilha sonora de videogames é tão útil no ambiente laboral.

 

 

1. Tudo, menos letra

Quando alguém está falando perto de nós quando precisamos nos concentrar, acabamos perdendo a atenção e não avançamos em nossas atividades. As vozes que entendemos podem nos distrair, enquanto que sons inteligíveis não nos afeta muito. Por isso, as conversas normais em uma cafeteria não nos afeta tanto, porque elas estão misturadas com outras conversas.

As trilhas sonoras de videogames não contam com vozes. Por não pronunciar palavras em um idioma compreensível, nos relacionamos mais com a música, e não temos tantas distrações como temos em uma canção com letra.

 

 

 

2. Música constante e sem grandes saltos

Várias canções com um bom ritmo e volume podem cativar as pessoas. Porém, se existe uma mudança muito drástica no ritmo enquanto trabalhamos, podemos perder o ritmo. Isso acontece com as músicas reproduzidas pelo rádio ou no modo aleatório de nossas playlists.

Músicas muito ruidosas podem distrair muito. Já as trilhas sonoras de videogames possui crescentes não tão pronunciados, e que captam diretamente a atenção de quem escuta.

 

 

 

3. Algo que estimula o seu cérebro

A música que você escuta não pode ser tão suave a ponto de você dormir. É preciso algo que te mantenha acordado e atento, mas sem forçar a barra.

Por isso que as trilhas sonoras de videogames podem ser muito úteis nesse sentido, pois conseguem manter os gamers concentrados por horas, e de forma competente. Algo normal: os videogames contam com cenas de ação e diversão para manter uma pessoa ativa sem que ela se canse depois de algumas horas.

 

Via Popular Science