Três formas simples para preservar o seu anonimato na internet | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Três formas simples para preservar o seu anonimato na internet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Três formas simples para preservar o seu anonimato na internet

Três formas simples para preservar o seu anonimato na internet

Compartilhe

Não é fácil manter o nosso anonimato na internet. Qualquer dispositivo conectado registra qualquer atividade online de nossa parte. Para muitos, isso não é um problema. Para outros, proteger os seus dados pode ser uma questão vital ou profissional.

Uma das formas para manter o anonimato na internet é ter dois perfis: o público e o oculto, onde o segundo protege a nossa identidade em vários cenários. Separar os dois perfis nos ajuda por um lado a minimizar os riscos de ter o seu conteúdo vazado, mas por outro lado facilita a criação de um mindset próprio para as suas atividades anônimas.

Por isso, esse post oferece três dicas úteis para você manter a sua privacidade na rede, e em três níveis (iniciante, intermediário e paranoico).

 

 

Nível principiante: Navegue utilizando o TOR

 

Não é infalível, mas é uma ótima forma de proteger a nossa identidade na internet. Podemos instalar em qualquer computador, mas o mais interessante é instalar o navegador em um pendrive.

O navegador Internet TOR (The Onion Router) é baseado no Firefox, e oculta nossa navegação através de múltiplos nós. Quando entramos na internet, o IP real onde estamos conectado fica oculto. Seu uso básico é tão simples como usar qualquer outro navegador web. Configurações mais avançadas abrem o leque de opções sobre o que podemos fazer com esse software.

 

 

Nível intermediário: Utilize a Tails

 

Se você quer ficar anônimo em algo mais que o navegador web, dê uma chance à Tails (The Amnesic Incognito Live System), uma distribuição Linux que tem foco na privacidade de seus usuários.

A Tails também pode ser instalado em um pendrive, mas você também pode utilizar o disco rígido. A grande vantagem do software é não deixar rastro em nenhum dos equipamentos que utilizamos o software.

O sistema está baseado em Debian, por padrão encripta arquivos, e-mails, comunicações de mensagens instantâneas, etc, além de apagar os arquivos não desejados de forma completamente segura.

 

 

Nível paranoico: Utilize um equipamento dedicado… e algo a mais

 

E não é qualquer equipamento dedicado. Use um computador onde você não pode se conectar à internet de forma alguma. Recorra ao mercado de segunda mão para comprar um equipamento barato, ou monte você mesmo o seu PC.

Obviamente, esqueça que o Windows existe. Cortana, OneDrive e vários outros programas da Microsoft exigem o uso conectado e a coleta de dados para funcionar bem. O Linux (em qualquer uma de suas variantes) será (de novo) o seu melhor aliado nesse aspecto.

Também não utilize nenhum serviço online. Gmail, redes sociais ou outros aplicativos na internet que podem entregar a sua verdadeira identidade. E, é claro, tampe a sua webcam. Nunca se sabe quem está do outro lado.


Compartilhe