Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Tem certeza que você apagou corretamente todos os dados do seu velho disco rígido?

Tem certeza que você apagou corretamente todos os dados do seu velho disco rígido?

Compartilhe

Você tem certeza de que eliminou por completo todos os dados daquele HD cheio de filmes de conteúdo adulto que você emprestou para o seu primo?

Eu acho que não, mas como sou seu amigo, estou aqui para te ajudar.

A Secure Data Recovery realizou uma nova pesquisa com o objetivo de descobrir quantos arquivos poderiam ser recuperados a partir de uma grande quantidade de discos rígidos. Foram testados 100 HDs de forma aleatória, utilizando métodos simples de recuperação de dados.

E os resultados podem ser chocantes.

 

Milhões de arquivos recuperados, e sem métodos avançados

O resultado dos testes assusta: foram recuperados mais de 5,7 milhões de arquivos, sendo que de uma única unidade de HD foram extraídos mais de 3 milhões de dados.

A conclusão é óbvia: a maioria dos usuários não exclui os dados armazenados do disco rígido de forma correta.

Não é o primeiro teste que mostra essa leniência por parte dos usuários em relação aos dados armazenados em um disco rígido e sua eficiente remoção das informações. Outra análise realizada no passado pela Blancco Technology Group detectou o mesmo problema ao testar 200 discos rígidos de segunda mão.

Neste caso, 67% das unidades de armazenamento contavam com dados recuperáveis, incluindo nomes, endereços e dados sensíveis, e 11% dessas mesmas unidades incluíam dados corporativos recuperáveis, como e-mails de empresas, registros de gestão de relacionamento com clientes e até planilhas com informações confidenciais.

E até mesmo usuários mais experientes falham na hora de remover dados, Em 2011, um depósito de lixo eletrônico em Gana recebeu muitos HDs que não tiveram os seus dados corretamente removidos, o que revelou uma grande quantidade de informações financeiras, dados confidenciais da NASA, da Agência de Inteligência de Defesa e do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

E qualquer pessoa com um software básico de recuperação de dados poderia acessar essas informações.

 

Como eliminar corretamente os dados de um disco rígido

O procedimento de eliminação correta de dados de um HD é crucial para proteger informações sensíveis. Apenas e tão somente deletar os dados não é o suficiente, pois não há qualquer garantia de eliminação permanente dessas informações.

Existem vários métodos para excluir permanentemente os dados de uma unidade de armazenamento, mas as duas mais populares são a desmagnetização da unidade e a destruição física do disco rígido.

A desmagnetização apaga ou codifica os dados existentes através do uso de um poderoso campo magnético. Já a destruição física dispensa maiores explicações, e é considerada a forma mais segura e eficiente para garantir que não teremos o vazamento ou a violação desses dados. Até porque nem mesmo o melhor hacker do mundo consegue recuperar dados de um HD em pedaços.

Para os mais leigos, a melhor alternativa é recorrer a uma empresa especializada em destruição de dados, que pode inclusive fornecer um certificado para o procedimento. E antes de se livrar de um disco rígido, faça o backup dos arquivos mais importantes. O software de destruição de dados permite que o HD seja reutilizado, mas vai sobrescrever os dados originais com padrões aleatórios, dificultando as tentativas de recuperação das informações.

Espero que você tenha compreendido a importância de excluir os dados do seu disco rígido de forma segura e adequada. Você não vai querer lidar com o vazamento de dados pessoais e corporativo, e muito menos com as consequências desse vazamento.


Compartilhe