Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O carregador do smartphone está esquentando muito: o que eu faço?

O carregador do smartphone está esquentando muito: o que eu faço?

Compartilhe

Eu tenho quase certeza de que você já se deu conta disso, mas… você já percebeu como o carregador do seu smartphone fica muito quente enquanto você está carregando o dispositivo?

Muitos usuários de smartphones se preocupam com esse aspecto do dispositivo, pois o procedimento de recarga de bateria é algo que todo mundo faz praticamente todos os dias.

Esse é um tipo de dúvida mais comum do que se pode imaginar, e muitos não sabem o que fazer com o telefone ou com o carregador diante desse comportamento. Então, vamos ajudar a esclarecer as dúvidas dos mais indecisos, compartilhando um pouco de conhecimento e esclarecimentos sobre o tema.

 

Algum calor durante a recarga é normal. Muito calor não é normal…

Aqui, eu trago algumas boas notícias.

Se você carrega o seu smartphone com um carregador com porta USB, é normal que esse item produza um pouco de calor. Afinal de contas, é energia da tomada da sua casa que está passando pelo acessório, e o procedimento em si é o bastante para que uma determinada quantidade de calor seja gerada pelo procedimento.

Nos carregadores rápidos, esse calor era mais do que comum e até um pouco exagerado nos primeiros modelos com essa tecnologia. Porém, os fabricantes foram melhorando a funcionalidade desse item, e agora esse calor está em proporções mais moderadas e controladas.

Logo, você não precisa se preocupar se o carregador do seu smartphone gerar uma determinada quantidade de calor. Por outro lado, comece a se preocupar se esse acessório começa a aquecer demais ou alcançar temperaturas muito acima do normal. Isso é perceptível com o contato direito com o acessório: se você colocar a mão no carregador e não conseguir segurar por causa do enorme calor, comece a se preocupar.

Esse calor em demasia pode acontecer em função de um problema com a conexão do carregador com o cabo ou uma falha do próprio carregador. E continuar a utilizar o acessório nessas condições pode ser algo muito perigoso.

Se você identificar marcas de queimaduras no carregador ou no cabo, o cheiro de plástico queimado, sinais de curto, ruídos ou qualquer outro sinal anormal durante o procedimento de recarga do smartphone, é sinal que algo está errado, e os riscos de um curto-circuito ou de até mesmo um incêndio acontecer são consideráveis.

Sem falar que os problemas no smartphone podem ser irreversíveis, ao ponto que a bateria acabe sofrendo de sobrecarga, inchando ou que pare de funcionar por conta do comportamento anormal do carregador.

 

O que fazer neste caso?

Tente realizar a recarga em outra tomada ou com outro carregador. Aproveite para verificar se o problema não está no recurso de recarga rápida utilizando outro cabo e/ou carregador. Verifique se o acessório está sujo ou com alguma obstrução, e verifique se tudo está fisicamente bem com o dispositivo de recarga do telefone.

Certifique-se também se você está realizando a recarga do smartphone em um ambiente adequado, como por exemplo longe do sol em um dia de calor ou no meio da rua. E quando trocar de carregador, compre um acessório de qualidade, de preferência com um circuito de proteção contra variações elétricas.

Com isso em mente, é mais difícil ter algum tipo de problema com a recarga de bateria do seu smartphone. Se com tudo isso o carregador seguir esquentando demais, contate o serviço de assistência técnica do seu telefone para uma verificação geral nele, no cabo de recarga e no carregador.

E isso é tudo, pessoal.


Compartilhe