Compartilhe

O segmento de fones de ouvido True Wireless não para de crescer, e os fabricantes encontraram nesse tipo de produto uma importante fonte de lucro. A Apple (mais uma vez) apresentou uma tendência de mercado bem interessante ao impulsionar o Apple AirPods como solução para quem gosta de ouvir as suas músicas preferidas durante o deslocamento diário ou nas rotinas de exercícios.

Agora, combine isso ao fato dos fabricantes de smartphones forçarem o fim dos conectores para fones de ouvido de 3.5 mm e os demais fabricantes apresentando produtos com preços competitivos e tecnologias cada vez melhores (especialmente nas melhores autonomias de bateria), e temos um mercado de fones de ouvido True Wireless consolidado.

O que é ótimo, pois esse tipo de fone está amadurecido. No passado, as alternativas eram muito cruas para serm consideradas como válidas para muitos usuários mais exigentes.

Dito tudo isso, a TCL é mais uma que aposta nesse setor, e apresentou os seus novos fones TCL SOCL500TWS e TCL ACTV500TWS. Os dois modelos foram apresentados na CES 2020, mas só agora estão chegando ao mercado. A principal característica comum desses fones é que são eletrodinâmicos, com certificação à água e longa autonomia de bateria.

 

 

 

TCL SOCL500TWS e TCL ACTV500TWS: principais características

 

 

Os novos fones True Wireless da TCL são similares no design, mas diferentes na certificação de resistência à água: o TCL SOCL500TWS conta com o IPX4 (suporte ao suor), e o TCL ACTV500TWS recebe a certificação IPX7 (suporte também às gotas de água). Ambos contam com controle para chamadas e música, e são compatíveis com o Google Assistente e o Apple Siri.

Os dois modelos recebem um case de transporte que atua como estojo de carga, que é recarregado via USB Type-C (o case do TCL ACTV500TWS também suporta a recarga sem fio). Sobre a autonomia, o TCL SOCL500TWS entrega até 6,5 horas de reprodução contínua e 19,5 horas adicionais com a carga do estojo (26 horas totais). Já o TCL ACTV500TWS entrega as mesmas 6,5 horas de uso, e 26,5 horas com o case (33 horas no total).

O TCL SOCL500TWS conta com um alto-falante de 5,8 mm, enquanto que o TCL ACTV500TWS tem um alto-falante de 6 mm. Os dois modelos contam com conectividade Bluetooth 5.0 com alcance de 10 metros e suporte para os codecs de áudio A2DP, AVRCP, HFP e HSP. Na impedância, o primeiro modelo possui 13 ohms, enquanto que o segundo fica com 14 ohms.

 

 

 

TCL SOCL500TWS e TCL ACTV500TWS: preço e disponibilidade

 

Os dois modelos chegam ao mercado internacional no final do segundo trimestre de 2020, e seus preços sugeridos são:

TCL SOCL500TWS, por 99 euros
TCL ACTV500TWS, por 129 euros

 

 

 

Primeira opinião sobre os novos fones da TCL

 

Aparentemente, os novos fones True Wireless TCL SOCL500TWS e TCL ACTV500TWS são bons fones. É claro que, olhando de longe, só posso dizer que são fones bonitos e tecnicamente interessantes. Mas não dá para afirmar algo sobre a qualidade dos mesmos, pois não tive a chance de testá-los (e, muito provavelmente, não terei).

Não alimente muitas esperanças para ver esse produto desembarcando por aqui, mas vamos ficar de olho em eventuais reviews que vão aparecer lá fora envolvendo esses interessantes fones.


Compartilhe