Compartilhe

Sabe aquele último vídeo com um time de investigadores da Boston Dynamics torturando sem dó nem piedade um robô humanoide (indo de garrafadas na cabeça até pancadas com taco de hóquei), enquanto o coitado tenta cumprir com a sua tarefa do jeito que dá? Pois é… eu nem precisava dizer que aquele vídeo é falso… em partes.

O vídeo viralizou rapidamente na internet, e todo mundo ficou com pena do robô. Mas quem assistiu até o final viu que tudo era brincadeira mesmo, já que o robô consegue se vingar dos seus torturadores (dando para o mundo um spoiler sobre como será o nosso futuro).

Mas temos algumas coisas para falar sobre esse tema.

 

 

Vamos conversar sobre os vídeos da Boston Dynamics

 

Os vídeos da Boston Dynamis ficaram famosos por mostrar os robôs realizando tarefas realmente incríveis. Os primeiros vídeos com os robôs quadrúpedes tentando não cair enquanto caminham em superfícies congeladas ou recebiam chutes eram encantadores e, ao mesmo tempo, horripilantes. Mas tudo foi feito para mostrar como esses robôs eram capazes de reagir aos eventos do acaso.

Já o último vídeo da empresa vai um pouco além sendo excessivamente cruel e agressivo, submetendo o robô ao bullying extremo: boladas, chicotadas, garrafadas e outras atitudes que davam a entender que os cientistas enlouqueceram de vez.

Era tudo muito suspeito. Até que o robô decide reagir contra os seus cruéis criadores, e se vinga. No melhor estilo da rebelião das máquinas prevista em filmes como Terminator e Matrix.

De novo: é claro que é uma montagem, mas excepcionalmente bem feita. O robô foi criado em CGI sobre o corpo de um ator com um traje com tela verde. O trabalho de pós-produção desse vídeo é incrível, pois em várias cenas realmente passa a impressão que aquele é um robô de verdade.

No final das contas, essa foi uma pegadinha que incide no conteúdo que a Boston Dynamics sempre apresentou, mas levado para o plano da paródia e do exagero. E, mesmo assim, muita gente refletiu a sério sobre o que viu.

Eu aplaudo esse vídeo de pé!

 


Compartilhe