Smart Home: o que a sua casa precisa ter para ser inteligente? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Smart Home: o que a sua casa precisa ter para ser inteligente? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Eletroportáteis | Smart Home: o que a sua casa precisa ter para ser inteligente?

Smart Home: o que a sua casa precisa ter para ser inteligente?

Compartilhe

A frase “o futuro está aqui” nunca foi tão verdadeira. O futuro nunca esteve tão aqui, mas se o presente cada vez se parece mais com aquilo que imaginamos que seria no passado, isso acontece para o bem ou para o mal. E um dos efeitos imediatos disso é a nossa casa, que cada vez mais aprende conosco, ficando mais e mais inteligente.

Uma casa domótica não é apenas aquela onde as persianas sobem e descem com um interruptor ou onde as luzes se acendem ou apagam com palmadas. Agora, se chamam casas inteligentes, e podemos controlar tudo com a voz ou com o smartphone (ou um controle remoto, ou outro gadet dedicado).

E o que precisamos ter para chamar a nossa casa de inteligente?

Diferentes gadgets, é claro. Cada um para uma missão específica ou para controlar um determinado elemento da casa. Nesse post, apresentamos os itens considerados essenciais para uma casa inteligente.

 

 

Assistente virtual

 

 

É uma inteligência artificial controlada por voz que pode realizar múltiplas tarefas e responder algumas perguntas. As mais populares são a Alexa da Amazon e o Google Assistente. As duas permitem o controle de luzes, eletrodomésticos, realizar buscas na internet ou chamadas por telefone com um simples comando de voz.

Par isso, você precisa ter um alto-falante com microfone, que vai interagir com você para ouvir e executar os comandos. No caso do Alexa, podemos utilizar o Amazon Echo e produtos de outros fabricantes que suportam o assistente em seus respectivos alto-falantes.

No caso do Google, por enquanto só podemos utilizar o Google Home, que em breve (já está nos Estados Unidos) ele estará disponível em produtos de outras marcas que vão desembarcar no Brasil, ou em qualquer smarpthone Android.

 

 

Câmeras inteligentes

 

 

Se queremos ter a nossa casa sob o nosso controle, não somos mais obrigados a contratar uma empresa especializada em segurança para instalar todos os equipamentos necessários. Nesse momento, você pode comprar e instalar a sua câmera de vigilância para vigiar as áreas mais importantes de nossa casa, observando tudo a partir da tela do smartphone.

A inteligência dessas câmeras está no fato de não se limitarem a gravar ou enviar imagens, mas estão conscientes do que estão gravando, se comunicando o tempo todo com os assistentes virtuais instalados na residência.

 

 

Campainhas inteligentes

 

 

São produtos relativamente novos, mas tem cada vez mais marcas oferecendo campainhas inteligentes. Esse tipo de produto faz o papel do “olho mágico”, evitando que o usuário se aproxime da porta para ver quem está tocando a campainha, uma vez que é possível ver quem está chamando através da tela do smartphone e, em alguns casos, falar com a pessoa antes de abrir a porta. Graças à sua conexão WiFi, você também pode ver quem está visitando a sua casa quando você não está perto dela.

 

 

Termostatos inteligentes

 

 

Faz tempo que esse produto deixou de ser uma roda impossível de ser controlada e com estragos fatais na conta de energia. Hoje, temos termostatos inteligentes, de fácil instalação e que sabem quando estamos em casa ou longe dela, graças com a sua conexão com o smartphone. Dessa forma, podemos ligar a calefação quando estamos chegando em casa, para que tudo fique quentinho quando estivermos dentro dela.

 

 

Interruptores, lâmpadas e tomadas inteligentes

 

 

Hoje, podemos acender a luz de casa com um comando de voz, controlar a intensidade do calor da luz, controlar a atividade de interruptores e instalar tomadas com melhor gestão de energia para recarregar os gadgets. E tudo isso com a ajuda dos assistentes virtuais

As lâmpadas inteligentes são lâmpadas LED que recebem algum tipo de conectividade, permitindo um controle de forma remota, via aplicativo para smartphone ou com um sistema de domótica.

Já os interruptores inteligentes permitem o controle da iluminação da casa, mesmo quando as suas lâmpadas não são inteligentes. São programáveis, e podem ser controlados por voz através da compatibilidade com assistentes virtuais.

Sobre as tomadas inteligentes, não apenas podem ser controladas por voz, mas também oferecem diferentes funções e informações extras que podem ser consultadas pelo smartphone. Contam com um modo ‘away’ que detecta quando não estamos em casa, desconectando os dispositivos específicos ou de nossa preferência. Também oferecem informações sobre o consumo elétrico que podem ser consultados a partir do smartphone.

 

 

Robôs aspiradores

 

 

Por fim, o que pode ser considerado o melhor dos elementos de uma casa inteligente. O aspirador perfeito para uma casa inteligente é aquele que inclui um sistema de mapeamento da casa e pode ser controlado por voz. É o produto indispensável para qualquer geek que mora sozinho (ou para qualquer geek em geral).


Compartilhe