Compartilhe

O Inbox morreu e deixou alguns usuários órfãos. A justificativa do Google para o fim do serviço é a inclusão de parte das suas funcionalidades no Gmail. Porém, muita gente valorizava a simplicidade e o minimalismo estético do Inbox.

Michael Leggett, designer principal do Gmail entre 2008 e 2012 e co-fundador do Google Inbox, sentiu o fim do serviço e decidiu levar a experiência simplificada da plataforma para o Gmail com a extensão Simplify Gmail.

 

 

O que o Simplify Gmail faz exatamente?

 

Esta extensão do Chrome combina CSS com Javascript. Seu desenvolvedor promete que não há rastreadores nem dados enviados ou compartilhados com ninguém, além de não ter anúncios. De qualquer forma, é sempre importante ter muito cuidado na hora de instalar aplicativos ou extensões que interagem com o nosso e-mail. Aliás, todo o código pode ser inspecionado no Github.

O aplicativo simplifica a interface do Gmail, mantendo o mesmo tema branco padrão do serviço de e-mail do Google, mas eliminando todo o ruído que tem a interface nativa do serviço, simplificando o aspecto visual ao máximo.

A barra lateral à esquerda do Gmail fica oculta atrás de um menu deslizável e a barra de busca, que tem grande protagonismo na interface original, fica reduzida a um ícone onde pode ser invocado quando você precisa.

 

 

Outro elemento que muda é o botão para redigir um novo e-mail, que reduz à mínima expressão ficando na parte inferior direita da interface, tal e como acontece no aplicativo para smartphones.

E mesmo com um efeito maior com o tema em branco como padrão, também é possível utilizar outros temas disponíveis, reduzindo da mesma forma todos os elementos que, para alguns usuários, estão sobrando na interface do Gmail. Tanto na página principal, como a bandeja de entrada ou etiquetas, como nos e-mails individuais.

Para aqueles que estão sentindo a falta da simplicidade do Inbox, o Simplify Gmail pode ser uma interessante alternativa, ao menos na questão estética.

 

Download | Simplify Gmail


Compartilhe