Sério mesmo que Linus Torvalds não usa o Debian? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Sério mesmo que Linus Torvalds não usa o Debian? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Sério mesmo que Linus Torvalds não usa o Debian?

Sério mesmo que Linus Torvalds não usa o Debian?

Compartilhe

Pode parecer incomum que alguém como Linus Torvalds, criador e mantenedor do Linux, mas também usuário final de um PC com sistema GNU / Linux com parte de sua rotina de trabalho, jamais tenha utilizado uma distribuição como a Debian, uma das líderes nos desktops e servidores.

Qual o motivo disso?

Torvalds representa o “desenvolvedor total”, ou seja, aquele que cria o próprio Linux. No entanto, há anos que ele não se dedica exclusivamente à programação, apenas revisando e coordenando o desenvolvimento de outros softwares. Ele hoje basicamente usa o Linux para ter um navegador web, onde ele gerencia os seus e-mails.

Ele foi questionado na DebConf 2014 sobre os motivos que o levam a não utilizar o Debian. “Eu fiz o kernel e as pessoas pensam que eu sou uma pessoa técnica, mas quando se trata de manter máquinas eu sou um desastre completo”, ele respondeu, aludindo à dificuldade de instalar a distribuição.

De fato, Linus Torvalds tentou com o Debian uma vez, e não conseguiu instalar o software na primeira tentativa. Então – diz a lenda – ele mais tentou de novo. De fato, ele é a personificação da frase: “o que o Ubuntu fez muito bem é tornar o Debian utilizável”, reconhecendo que ele usou o Ubuntu várias vezes, sempre com boas impressões.

É claro que, de 2014 para cá, o Debian avançou muito, mas a sua instalação ainda não é tão simples como o Ubuntu ou acessível a qualquer usuário.

O que acontece é que Linus costuma renovar o seu equipamento algumas vezes por ano, sem falar na manutenção dos equipamentos de suas filhas e esposa, que ele dá a entender que também contam com o Linux. E isso é demais para ele. “O que me interessa é o kernel”, diz Torvalds. E acrescenta: “o que estou procurando é algo fácil de instalar para continuar com a minha vida”.

 


Compartilhe