Compartilhe

Quanto maior a capacidade de armazenamento do smartphone, mais coisas armazenamos nele. Não é incomum ver telefones com maior capacidade de armazenamento que alguns notebooks. E não são poucos os casos em que somos obrigados a armazenar o conteúdo do smartphone no computador portátil.

Por isso, mostramos algumas formas para realizar esse processo, em praticamente qualquer cenário possível ou disponível nesse momento.

 

 

Por cabo

 

 

O cabo USB, independente do formato (microUSB, Type-C, etc), é uma das formas mais diretas e simples para conectar o smartphone ao PC. Sua velocidade de transferência pode variar de acordo com a tecnologia do hardware. Aqui, basta conectar o telefone no modo de transmissão de arquivos para acessar a praticamente todas as pastas do mesmo (exceto aquelas que exigem o acesso root).

Uma vez conectado, você pode copiar e colar arquivos entre o telefone e o PC. Importante: é mais saudável você extrair o telefone tal e como você faz com o pendrive (de forma segura), para minimizar as chances de perda de arquivos.

 

 

Com o AirDrop ou similares

 

 

Além do AirDrop nativo no Android, existem sistemas de transferência sem fio alternativos, que realizam essa conexão para envio de arquivos de forma remota. Você também pode usar o seu serviço web para realizar o processo.

Normalmente esses aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download na Google Play. Alguns deles enviam notificações e controlam o smartphone de forma remota, mas recomendo que você conheça os recursos por si, experimentando os diversos apps disponíveis para essa missão.

 

 

Com o aplicativo oficial do seu fabricante

 

 

Os principais fabricantes de smartphones contam com aplicativos próprios para transferência de arquivos para o PC. É o processo idêntico ao da conexão por cabo sem aplicativo, mas entregando funções extras como sincronização de contatos, cópia de segurança e outros. A seguir, alguns dos fabricantes que contam com apps próprios para sincronizar com o PC.

Xiaomi | Mi PC Suite
Huawei | HiSuite
Sony | Xperia Companion
LG | LG PC Suite

 

 

Via Bluetooth

 

 

Pode não ser a tecnologia mais utilizada para essa finalidade pelas limitações de velocidade, mas não deixa de ser uma solução disponível. Por motivos óbvios, o PC receptor deve ser compatível com essa tecnologia, e ter o recurso ativo. Feito isso, basta enviar o arquivo a partir do menu de compartilhamento no Android e aceitar a recepção do mesmo no PC.

 

 

Através de aplicativos recorrentes

 

 

Aplicativos como Telegram ou WhatsApp também servem para enviar arquivos do telefone para o PC. No Telegram, é possível por exemplo salvar as mensagens com arquivos em anexo para utilizar o aplicativo como uma espécie de nuvem pessoal.

Nas duas plataformas, você pode criar um chat ou grupo com você mesmo para transferir esses arquivos entre os dois dispositivos. No caso do WhatsApp, você ainda pode utilizar o WhatsApp Web para facilitar o processo.

 

 

Usando a nuvem

 

 

Sempre podemos optar pelo Dropbox, OneDrive, Google Drive ou qualquer outra plataforma na nuvem para gerenciar os arquivos do nosso smartphone e, em um momento posterior, enviar esses arquivos para o PC. Outra das principais vantagens desses serviços é que alguns deles permitem a sincronização das fotos de forma automática, oferecendo a possibilidade de download direto no PC das imagens.


Compartilhe