TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia eSports crescem cada vez mais no Brasil e no Mundo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | eSports crescem cada vez mais no Brasil e no Mundo

eSports crescem cada vez mais no Brasil e no Mundo

Compartilhe

Pode parecer estranho para um desavisado sintonizar sua televisão nos canais de esportes da TV a cabo e de repente se deparar com um “jogo de vídeogame” sendo exibido em um deles. Não estranhe. Como o crescimento exponencial dos eSports no Brasil e no mundo isso tem se tornado cada vez mais futuro e a previsão é de que essa modalidade esportiva cresça cada vez mais.

No Brasil, uma pesquisa recente de 2019 afirma que já são mais de 20 milhões de fãs da modalidade, sendo dividido em média em cerca de 50% de fãs regulares, que realmente acompanham o esporte, e a outra metade de fãs ocasionais, que assistem ou acompanham eventualmente. Esse número de pessoas por exemplo pode ser considerado superior a torcida de times de futebol como Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama, considerados alguns dos maiores clubes do Brasil em número de torcedores, atrás somente de Flamengo e Corinthians.

 

 

 

Não é a toa que os próprios clubes de futebol não querem perder essa fatia do mercado e começam também a apostar nesse segmento. O Flamengo, por exemplo, acaba de completar  2 anos de entrada nos esporte.  Vendendo camisas específicas da equipe de eSports e batendo recordes de audiência nas transmissões de suas partidas no Youtube o clube vem mostrando o quão lucrativa pode ser a entrada nos eSports para os demais clubes de futebol. O primeiro título, veio recentemente com a vitória sobre a tradicional INTZ no segundo split do CBLol de 2019 por 3 a 2. Para se ter uma ideia, mais de 9 mil pessoas lotaram a Jeneusse Arena no Rio de Janeiro para acompanhar a vitória, fora números impressionantes próximos de 315 mil pessoas acompanhando a partida online, recorde absoluto na competição.

No exterior, não é novidade também a entrada de equipes tradicionais em outros esportes nos eSports. O Schalke 04, tradicional equipe de futebol alemã, por exemplo, disputa a liga européia de Lol. Os Golden State Warriors, sensação da NBA, também já possui sua equipe de eSports, a Golden Guardians.

E essa movimentação tem impactado outros clubes brasileiros que não querem perder o “timing” para lucrar também. Corinthians e Santos por exemplo, embora ainda não tenham atingido a proporção do Flamengo também possuem equipes não só no tradicional Lol como também em Fifa e CS.

E o futuro dos eSports impacta também o mercado de apostas esportivas online. Os campeonatos mundiais da modalidade movimentam cifras impressionantes. Em um destes tradicionais sites, como o da Betway Esportes, é possível apostar nos campeonatos de eSports das maiores modalidades do mundo como League of Legends, Counter Strike, Fifa, Dota 2.

 

 

 

 

Só para se ter uma ideia a previsão é que os eSports atinjam cerca de 450 milhões de pessoas em 2019, o que representaria um crescimento de cerca de 15% em relação ao número de pessoas alcançadas pela modalidade no ano anterior. Os números de eventos finais em ginásios e estádios tem aumentado a ponto de equipes como o Real Madrid planejarem a construção de um ginásio específico para os jogos de eSports em seu estádio.

As ligas femininas de eSports já possuem por exemplo a mesma audiência que os campeonatos masculinos. E pela primeira vez, no ano de 2019, a receita gerada pelo mercado de eSports deve ultrapassar a casa de 1 bilhão de dólares, com o Brasil como terceiro país com mais entusiastas da modalidade somente atrás de Estados Unidos e China. O crescimento é tanto que já se cogita que a modalidade passe a integrar os jogos olímpicos a partir de 2024.

Se você ainda não está antenado com o mundo dos eSports é melhor ir ambientando e se preparando. Cada vez mais eles vem sendo aceitos como esporte e começam a ocupar o espaço de outros esportes mais tradicionais. E como hoje em dia as pessoas passam cada vez mais tempo utilizando aparelhos eletrônicos, pode ser que em um futuro muito próximo a maioria dos atletas mundiais sejam “gamers” e uma final entre Flamengo e INTZ passe a ocupar o espaço dos clássicos de futebol na sua programação do fim de semana, como já vem acontecendo cada vez mais ao redor do mundo.


Compartilhe