Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Samsung quer o trono das atualizações do Android

Samsung quer o trono das atualizações do Android

Compartilhe

A Samsung olhou para o lado, viu o que o Google fez com a política de atualizações do Android nos novos smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, entendeu esse movimento e, ao que tudo indica, vai fazer algo a respeito.

Qualquer usuário de smartphone Android sabe que os Apple fanboys usam a filosofia de atualizações do iOS para esfregar na cara que o iPhone é um telefone muito melhor. E o Google se cansou desse bullying. Deixou isso bem claro quando garantiu 7 anos de atualizações para os seus novos smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

E como a Samsung tem na Apple o seu principal nêmesis, se deu conta de que pode perder terreno nessa corrida para a gigante de Mountain View. E prepara o contra-ataque para não perder usuários.

 

Samsung vai atrás da realeza nos updates

Não estamos diante de rumores neste caso. A informação é quente, e vem de dentro da própria Samsung, o que aumenta as chances dessa iniciativa se materializar no futuro.

Shin-Chul Bike, membro da equipe de segurança da Samsung, revelou o desejo da empresa em superar o limite de 5 anos de suporte. E deixa claro que o objetivo da marca sul-coreana é mesmo competir com os novos modelos Pixel 8 e Pixel 8 Pro da Google, que neste momento oferecem atualizações por mais tempo.

A informação do cara com sobrenome bicicleta (e eu sei que essa piada é terrível, mas vou defendê-la até o fim) foi compartilhada durante a conferência desenvolvedores Samsung 2023. No evento, os responsáveis pela empresa discutiram ativamente com os profissionais presentes a ampliação do suporte para as grandes atualizações do Android, o que deixa claro que a empresa entende que esse é um ativo que os usuários valorizam (e muito) nos dispositivos.

Então… eu não sei se você se lembra do que eu compartilhei neste blog a algum tempo atrás, mas… eu antecipei que o movimento do Google teria como um dos efeitos colaterais a revisão das políticas de atualizações do Android nos demais fabricantes que oferecem smartphones com esse sistema operacional.

Eu só não imaginava que isso iria acontecer tão rápido, e que seria justamente a marca líder de mercado que iniciaria esse movimento de revisão de políticas de atualização. E isso, porque a Samsung é a empresa que melhor trabalha neste aspecto em seus telefones, dando aula para a concorrência.

 

O trabalho da Samsung já é muito bom, e pode melhorar ainda mais

A Samsung já entrega um bom trabalho ao oferecer uma longevidade acima da média para os seus smartphones Android. E faz isso em produtos com diferentes faixas de preço, e não apenas nos telefones premium.

Neste momento, a Samsung promete até 4 anos de atualizações importantes do Android e até 5 anos de correções de segurança após o lançamento nos seus telefones premium (Galaxy S e Galaxy Z) e nos modelos intermediários premium (Galaxy A).

Essa janela de atualizações é a maior entre todos os fabricantes de smartphones Android que não respondem pelo nome Google neste momento, e é um dos motivos para que muitos usuários continuem a investir nos telefones da empresa. E essa liderança da fabricante sul-coreana nos updates recebe ainda mais destaque pela velocidade de entrega das novas versões do sistema operacional para os dispositivos compatíveis.

Chama a atenção neste caso o fato da One UI ser uma interface muito customizada. E, mesmo assim, os telefones recebem as novas versões em um tempo recorde quando comparado com outros fabricantes. Colocando a Samsung ao lado da Motorola neste aspecto, o comparativo chega a ser humilhante, principalmente quando pensamos que o Android da marca que hoje é controlada pela Lenovo tem um nível baixíssimo de personalização.

Ou seja, a Samsung entendeu o que o Google fez, e saiu na frente nessa ideia de contra-atacar para não perder clientes. Sabe muito bem que os novos Pixel 8 e Pixel 8 Pro se tornaram sérias ameaças pela longevidade de atualizações, atacando diretamente um aspecto que os sul-coreanos usam de alguma forma como argumento para vender smartphones para consumidores que valorizam o investimento feito em seus dispositivos.

 

Quando a mudança chega na Samsung?

Então… não sabemos. Eu não consigo prever o futuro a esse ponto.

A Samsung apenas confirmou no evento para desenvolvedores que quer expandir o número de atualizações do Android em seus smartphones, mas não confirma quantos anos adicionais serão oferecidos e nem o número de versões prometidas para os novos e atuais smartphones.

São conversas preliminares. Mesmo assim, indicam mudanças que certamente serão bem recebidas pelos usuários.

E quero acreditar que outros fabricantes vão seguir os passos da Samsung nessa reflexão sobre as janelas de atualizações do Android nos dispositivos. Eu insisto que o Google demorou para assumir as rédeas neste aspecto, e essa mudança de paradigma era necessária para que o sistema operacional batesse de frente com um dos bens mais preciosos do iOS.

Quem sabe ao menos a partir de agora os Apple fanboys param com o bullying desnecessário. Até porque a dona Apple perde um forte argumento para supervalorizar o iPhone com preços caríssimos.

Não que o ato de atualizar todos os seus telefones compatíveis no mesmo dia e ao mesmo tempo não seja algo realmente impressionante, mas ao menos agora ela não está sozinha na longevidade de software.

E todo mundo vai sair ganhando com isso.


Compartilhe