O tão especulado PlayStation 5 “Slim” (ou PS5 “Slim”) foi oficialmente apresentado pela Sony (e… obrigado, Microsoft, por antecipar esse lançamento para todo mundo), e se apresenta como a nova versão do console de videogames de última geração.
E é certo que já existem aquelas pessoas que estão se perguntando se vale a pena trocar a atual versão pelo novo modelo, ou se não vale a pena se dar ao trabalho de vender um para comprar outro. E os mais apressados e ansiosos também querem saber se vale a pena esperar pelo PS5 “Slim” e evitar investir dinheiro em uma versão “desatualizada” do videogame.
Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre o PS5 e o PS5 “Slim”, pois dessa forma você poderá decidir com propriedade se atende a pressa em comprar o videogame agora, se espera o novo modelo chegar, ou se troca o console atual pela nova versão.
As diferenças estão nas dimensões
O PS5 “Slim” pode não ser menor, mas é mais fino e mais leve do que o PS5 normal. E para algumas pessoas que não contam com tanto espaço na sala do apartamento ou no quarto, as diferenças em dimensões e peso podem ser significativas.
Falando em números: a redução é de 30% no volume e entre 18-24% no peso, dependendo da versão do PS5 “Slim” que você escolher (com ou sem o leitor de Blu-ray). E ter um console de videogames 1/3 mais fino certamente fará a diferença para alguns gamers.
Além disso, o PS5 “Slim” se apresenta como um dispositivo com design estilizado e moderno, com 4 painéis independentes que permitem um maior nível de personalização do produto. Logo, as possibilidades de mudanças estéticas podem ser outros motivadores para o investimento de alguns usuários nessa versão do produto.
Dimensões (mm) | Peso (kg) | |
---|---|---|
PS5 “Slim” | 358 × 96 × 216 | 3,2 |
Edição Digital | 358 × 80 × 216 | 2,6 |
Outros dois pontos que podem ser considerados positivos no novo PS5 “Slim”.
O primeiro ponto é a sua possibilidade de “upgrade” da versão Digital Edition em caso de arrependimento. Como a unidade de Blu-ray é acoplável nesse novo modelo, aqueles que compraram a versão sem o leitor óptico e entenderem que vale a pena ter os discos dos jogos para preservar a memória digital podem adquirir em um momento posterior a unidade e instalar por conta própria no PS5 “Slim”.
A única pedra no sapato dos arrependidos é que comprar a unidade de Blu-ray em separado pode sair mais caro que comprar o PS5 “Slim” com o leitor logo de cara. Avalie bem se vale a pena pagar o preço adicional pelo seu arrependimento futuro.
O segundo ponto é o aumento de capacidade de armazenamento no novo console. Antes, o PS5 recebia 825 GB em SSD. Agora, o PS5 “Slim” oferece 1 TB de espaço para jogos e aplicativos.
Sim… pode parecer pouco… e, na verdade, é pouco. Mas já é alguma coisa em um cenário de momento onde os jogos AAA cada vez maiores.
É claro que você tem desvantagens
Gente… é a Sony. É óbvio que nem tudo são flores no novo PS5 “Slim”.
Para começo de conversa, a Sony vai obrigar os compradores do novo console a pagar a mais pelo suporte que deixa o videogame na vertical, que não está incluso no kit de venda e deve ser comprado em separado.
Além disso, para aqueles usuários que vão entender que o PS5 “Slim” não vale tanto a pena assim e preferem o PS5 padrão, é melhor correr: a disponibilidade do antigo console passa a ficar limitada a partir de agora, pois ele está oficialmente descontinuado, pois será substituído pelo novo modelo em todo o planeta.
Outro ponto que você deve ficar atento é que o PS5 “Slim” não representa um upgrade de potência ou desempenho do console da Sony, já que a mesma arquitetura e hardware interno do PS5 original estão presentes na nova versão. Ou seja, as especificações técnicas são exatamente as mesmas que você já conhece, incluindo o processador AMD Zen 2, a GPU RDNA 2 e os 16 GB de RAM GDDR6, entre outros.
Dessa forma, também estão mantidos o suporte para SSD PCIe interno, HDD/SDD, e a retrocompatibilidade com jogos de PS4.
Em compensação, a nova versão não representa aumento de valores no console. A Sony confirmou que (pelo menos por enquanto) não haverá alterações nos preços da PS5 e PS5 Slim.
PS5 vs PS5 “Slim”: vale a pena a troca?
O PS5 “Slim” é mais fino, mais leve, tem mais armazenamento, tem o mesmo hardware e o mesmo preço do PS5 normal. E permite a adição ou remoção do leitor de Blu-ray.
Na minha modesta opinião, a regra é simples:
- Se você não comprou o PS5 até agora e pode esperar mais um pouco, compre o PS5 “Slim”, pois é um console atualizado, com design renovado e com algumas vantagens que podem valer a pena para os mais pacientes;
- Se você se programou para comprar o PS5 neste Natal e sabe que vai sofrer de crise de ansiedade se não tiver o console na sala de sua casa no final do ano, eu recomendo que só faça a compra se encontrar uma promoção com um desconto obsceno durante a Black Friday;
- Se você acabou de comprar o PS5 e se sente enganado pela Sony por causa do lançamento do PS5 “Slim”, eu digo: “bem-feito para você, que não leu o TargetHD.net antes…” – falando sério: não há motivos para desespero, pois não há previsão de lançamento da nova versão para o Brasil até o momento;
- Se você comprou o PS5 nos primeiros meses de vida do console e se interessou pelo PS5 “Slim”, pode valer a pena vender o console antigo, juntar uma grana e comprar o novo. Neste caso, é uma atualização que pode se pagar.