Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Qual é a da Samsung Galaxy AI?

Qual é a da Samsung Galaxy AI?

Compartilhe

Aceita: 2024 é o ano em que a Inteligência Artificial vai se consolidar. E vai fazer isso através do dispositivo que mais utilizamos todos os dias: o smartphone. Os esforços dos fabricantes são evidentes, e a Samsung deu o seu mais sério passo nesse sentido com o Galaxy AI.

Os novos smartphones da família Galaxy S24 recebem o Galaxy AI, e um dos objetivos da Samsung com a iniciativa é tirar da cabeça das pessoas a ideia de pensar no ChatGPT quando falamos em “Inteligência Artificial”. Ou estimular as pessoas a ir além de fazer a imagem de um gatinho montado em um foguete tocando guitarra.

O Galaxy AI da Samsung quer trazer a IA para o uso diário do mundo real, com tradução em tempo real, transcrição de fala para texto, pesquisas inteligentes e ferramentas de edição em fotos e vídeos. E a partir de agora, você vai conhecer tudo o que será possível fazer com essa ferramenta poderosa.

 

O que é a Galaxy AI?

A Galaxy AI é a inovação da Samsung no campo da inteligência artificial, apresentada junto com os novos smartphones Galaxy S24 no Unpacked 2024. Diferentemente de outras ferramentas IA, ela está integrada nativamente no telefone para impulsionar vários recursos e funcionalidades de forma nativa.

Além de se integrar ao smartphone e influenciar nos recursos para entregar melhores resultados para algumas tarefas no dispositivo (e em um tempo muito menor), a grande vantagem da Galaxy AI é não depender da internet para realizar a maioria de suas tarefas.

As outras plataformas de Inteligência Artificial do mercado (incluindo as mais populares ChatGPT, Bard e Copilot) dependem de uma conexão com a internet para realizar as tarefas e oferecer as respostas, pois essa interação depende da conexão com os servidores de seus respectivos gestores.

Já a Galaxy AI não precisa disso. Boa parte dos seus recursos já estão integrados nas entranhas do seu processador. E só por isso já dá para imaginar o quão potente precisa ser um chip para gerenciar tanta informação.

Até por isso a Samsung dá ênfase para todo o potencial do processador Exynos 2400 para IA, o que pode indicar que esse chip é pelo menos tão potente quanto o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy da Qualcomm, presente no Galaxy S24 Ultra.

Essa independência da Galaxy AI permite um uso mais prático da ferramenta nos cenários cotidianos, abrindo a possibilidade de uma adoção mais ampla por parte dos usuários.

 

Live Translate, Chat Assist e Modo Intérprete

Vamos colocar da seguinte forma: se depender da Samsung e da Galaxy AI, você nunca mais deixará de ser compreendido em um país estrangeiro. E se tudo funcionar do jeito que promete na teoria, as barreiras idiomáticas acabaram de se estreitar consideravelmente.

O Live Translate é um dos recursos que a Samsung mais destacou na apresentação do Galaxy S24. Ele oferece tradução em tempo real tanto em texto quanto em voz durante chamadas.

A ideia aqui é facilitar a comunicação em diferentes idiomas, permitindo uma conversa fluida sem barreiras linguísticas. Bom, pelo menos é isso o que a Samsung promete nas demonstrações com o novo smartphone.

O teclado da Samsung agora inclui a função Chat Assist, que traduz o texto escrito em tempo real, fornecendo sugestões gramaticais, de concordância e de estilo. Tudo isso enquanto você digita a mensagem. Na hora.

É um recurso especialmente útil em aplicativos de mensagens como o WhatsApp, e é compatível com 13 idiomas. Dá para imaginar que essa ferramenta pode fazer naquelas conversas em que você não domina o idioma do seu interlocutor.

Outras ferramentas até podem fazer isso, mas não são de graça, ou não contam com essa capacidade sem depender de uma conexão de internet para tudo funcionar.

E o Modo Intérprete realiza as traduções de voz para texto em tempo real, sem a necessidade de uma conexão de internet para funcionar. É pensado nos cenários cotidianos, quando precisamos nos comunicar presencialmente com pessoas que falam outro idioma.

 

Circle to Search e Transcript Assist

Agora, vamos começar a abordar as funcionalidades que aumentam a produtividade dos usuários de forma direta, onde o Galaxy AI pode simplificar processos que antes eram um pouco mais complexos e menos intuitivos.

A função Circle to Search permite realizar buscas inteligentes ao fazer um círculo sobre qualquer imagem ou área da tela. É muito mais simples usar esse recurso do que procurar fotos pelo Google Lens, que tem uma mecânica bem menos intuitiva.

O recurso foi desenvolvido em colaboração com o Google, e fornece informações relacionadas aos elementos que estão dentro do círculo, como lugares para comer, vídeos no YouTube e mais. Todas as respostas são exibidas na tela de forma direta.

O Galaxy AI eleva o aplicativo de Gravador de Voz para outro patamar, com a chegada do recurso Transcript Assist.

Utilizando a Inteligência Artificial, ele transcreve as gravações para texto, identifica diferentes pessoas que estão falando na mesma gravação e pode resumir e traduzir todo o conteúdo. Seu uso é recomendado em reuniões onde várias informações de pessoas diferentes precisam ser registradas e resumidas.

 

Edição de fotos inteligente e resumo de conteúdo na web

O aplicativo de Galeria está mais inteligente com o Galaxy AI.

Agora, ele passa a contar com zoom nas fotos aprimorado pela IA, remoção de objetos em modo avançado e preenchimento automático de fundos. Além disso, ele pode criar vídeos em câmera lenta utilizando inteligência artificial para seguir o movimento.

Em algumas demonstrações do recurso de câmera lenta, foi possível ver que o recurso pode funcionar inclusive durante a captura do vídeo em tempo real. Basta deixar o dedo pressionado na tela, e a câmera lenta entra em ação, trabalhando com a IA no software.

O navegador web da Samsung também recebe os recursos da Galaxy AI. Agora, ele pode resumir o conteúdo de páginas da web para obter os pontos mais importantes de artigos ou anúncios.

Essa é outra ferramenta de produtividade que promete poupar o tempo do usuário. Dessa forma, você tem um resumo dos pontos mais relevantes de uma página web, sem precisar ter o trabalho de ler aquele conteúdo na íntegra.

 

Notas e papeis de parede com IA

Por fim, outros dois poderes da Galaxy Ai que muitos não dão muita ênfase, mas que acredito que podem ser úteis para muitas pessoas.

O aplicativo de Notas da Samsung passa a contar com o Note Assist, que organiza notas, cria modelos e capas individuais, oferecendo uma experiência avançada no gerenciamento dessas anotações e no registro de novos lembretes.

E com o Galaxy AI, você pode criar papeis de parede personalizados através de comandos indicados. O assistente apresenta as opções para o usuário, que pode gerar as imagens de forma rápida e simples.

 

Dispositivos compatíveis

Além dos novos telefones da série Galaxy S24, a Galaxy AI estará presente nesses dispositivos (quando receberem a interface One UI 6.1):

  • Galaxy S23 Ultra
  • Galaxy S23+
  • Galaxy S23
  • Galaxy S23 FE
  • Galaxy Z Fold5
  • Galaxy Z Flip5
  • Galaxy Tab S9 Ultra
  • Galaxy Tab S9+
  • Galaxy Tab S9

 

Inteligência Artificial virou prioridade para a Samsung

A Samsung entendeu que a próxima corrida do mundo da tecnologia é mesmo pela dominância da Inteligência Artificial. Para isso, desenvolveu a sua própria solução, mas não abre mão de ter uma parceria com o Google para cobrir as áreas que o Galaxy AI ainda não é independente.

Com o Galaxy AI, a Samsung tem pelo menos um bom argumento para que os usuários escolham os seus smartphones no lugar de um iPhone. A Apple decidiu negar a presença da IA no seu smartphone (ou se recusou a usar esse termo), e pode ter que voltar atrás nessa decisão.

Está tudo muito no começo, mas a proposta apresentada pela Samsung com o Galaxy AI já nasce bem interessante. Vale a pena acompanhar de perto o seu desenvolvimento, e torcer para que o maior número de telefones da marca possível receba essas funcionalidades.

O Galaxy AI marca o início de uma nova era para a Samsung e, com alguma sorte, para a telefonia móvel como um todo. E o futuro se abre como algo bem interessante depois que testemunhamos como foi o primeiro capítulo desse início de nova fase.


Compartilhe