#RIP Blackberry Messenger, que poderia ser tudo, e foi um nada | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia #RIP Blackberry Messenger, que poderia ser tudo, e foi um nada | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | #RIP Blackberry Messenger, que poderia ser tudo, e foi um nada

#RIP Blackberry Messenger, que poderia ser tudo, e foi um nada

Compartilhe

Gigantes nascem. Gigantes caem. A BlackBerry foi uma gigante no mundo da telefonia móvel (saudades dos teclados físicos…), mas aos poucos vai desaparecendo. Os smartphones até sobrevivem pelas mãos de terceiros, mas o BlackBerry Messenger (BBM), que foi dominante nas comunicações instantâneas no passado, morreu oficialmente hoje, 31 de maio de 2019.

 

 

De ter tudo a não ter nada

 

 

Alguns se lembram em como a BlackBerry era dominante dentro do segmento corporativo até a chegada do iPhone, o que fez com que a empresa canadense mudasse o seu público alvo para os mais jovens. E o principal motivo dessa mudança era o BlackBerry Messenger, uma solução eficiente e livre de cobranças em relação ao SMS.

O BBM era promissor, porque os jovens entenderam o aplicativo. E ele era uma desculpa mais que suficiente para a compra de um smartphone (que não era especialmente barato) da BlackBerry. Porém, a empresa não fez muito para aproveitar esse trunfo. Na verdade, fez algo muito ruim: no lugar de abrir o aplicativo para um uso mais amplo, restringiu o mesmo à sua plataforma.

Depois, quando o BBM se tornou um app aberto, já era tarde demais, pois Android e iOS dominavam o mercado, a BlackBerry não passava pelo seu melhor momento, e outras soluções igualmente interessantes apareceram.

O BBM teve 100 milhões de downloads, mas quase ninguém entendia o motivo disso, porque quase ninguém usava o aplicativo. Enquanto isso, o WhatsApp chegava a 1 bilhão de downloads… e muita gente utilizando o WhatsApp, o que agregou valor ao aplicativo, que virou líder no mercado de mensagens instantâneas.

 

 

Apesar de todos os esforços da BlackBerry, que tentou colocar o aplicativo no mesmo nível dos seus concorrentes diretos, a disputa estava encerrada, e a Emtek, responsável pelo seu desenvolvimento, colocou uma lápide final e definitiva na sua história.

Hoje, morreu o BlackBerry Messenger. E com ele, o aplicativo que poderia ser tudo, mas foi um nada.

Descanse em paz.

#RIP

 

Via BlackBerry


Compartilhe