A realidade virtual deixou de ser uma curiosidade para ser uma ferramenta para muitos designers e engenheiros, que podem ver as suas obras em ângulos e formas nunca antes imaginadas. Hoje, usamos a realidade virtual para desenhar novas peças, carros e outros produtos, enquanto que os artistas estão aproveitando a mesma para criar novas obras em três dimensões.

Porém, essa tecnologia tem um gargalo: a interface. Não podemos tocar o que vemos na realidade virtual, e estamos limitados pelos controladores. Alguns são muito bons, registrando o movimento dos dedos. Mas a Logitech apresentou algo mais apropriado: uma caneta.

 

 

A caneta stylus para a realidade virtual

 

 

A Logitech VR Ink Pilot Edition é uma stylus que poderia ser utilizada em um tablet, mas foi desenvolvida para a realidade virtual. Substitui o controlador que vem com o nosso dispositivo, permitindo realizar trabalhos de design, desenho e manipulação de objetos 3D de forma mais simples do que um controle de grandes dimensões.

Em troca, este controlador é utilizado como uma caneta qualquer, onde só precisamos desenhar no ar para tudo acontecer. O dispositivo vai capturar nossos movimentos com precisão, e isso vai se traduzir em um desenho no papel ou tela, migrando para a realidade virtual com naturalidade. É um avanço importante, pois evita a perda de tempo com a interação com outro tipo de dispositivo. Os designers que testaram o dispositivo afirmam o lápis é 40% mais rápido e 40% mais preciso na realização dos projetos.

 

 

A Logitech mostrou o funcionamento do VR Ink Pilot Edition em trabalhos de design, como CAD em três dimensões, onde o lápis pode ser usado para mover pontos de malha de forma natural. Mas a própria Logitech admite que ele pode ter muitos outros usos, e que eles estão trabalhando com empresas de diferentes indústrias para o desenvolvimento do produto como um todo.

O Logitech VR Ink Pilot Edition é um programa piloto (em princípio), com parcerias envolvendo várias empresas do setor. Mas é esperado que o consumidor final possa começar a reservar o dispositivo nos próximos meses, com um preço a ser anunciado.

 

 

Via Logitech