Tem emulador novo na área para você prestar atenção. O RCPS3, segundo as palavras dos seus próprios desenvolvedores, é um emulador e depurador experimental do Sony PlayStation 3, de código aberto e escrito em C++ para Windows e Linux. Iniciou o seu desenvolvimento em 2011, e é considerado o melhor emulador para PS3 neste momento.

O software permite que você rode os jogos do PS3 no PC. É um projeto de código aberto, onde a comunidade pode seguir melhorando as suas especificações, além de corrigir os seus erros.

 

 

Requisitos do RCPS3

 

O RCPS3 ainda está em fases iniciais de desenvolvimento, de modo que as especificações técnicas são muito variáveis, dependendo do jogo que você quer executar.

A lista oficial de especificações é a seguinte:

– Processador Intel Core Haswell ou posterior quad-core ou AMD Ryzen de seis núcleos.
– Placa gráfica AMD ou NVIDIA compatível com Vulkan
– 8 GB de RAM ou superior
– Windows 7, 8, 10 de 64 bits ou Linux de 64 bits

Essa lista é apenas de orientação, pois em muitos casos é insuficiente para obter jogos emulados de forma fluída. Vale lembrar que o PS3 é um console de arquitetura muito avançada e complexa, onde o seu processador Cell era considerado um prodígio em 2006, e isso explica por que o console é de difícil emulação até hoje.

 

 

Como usar o RCPS3 em seu computador

 

Primeiro, faça o download do emulador no seu site oficial e instale o mesmo no seu computador, extraindo os seus arquivos em uma pasta. Depois, clique no arquivo executável dentro dessa pasta.

 

 

O aplicativo vai abrir com uma janela emergente de boas vindas. Marque as duas opções na parte inferior e clique em Continue. Depois, coloque o sistema de emulação no seu idioma preferido, em Configurações > System > Console Language. Lembrando que o idioma do emulador em si não vai mudar, mas sim o idioma dos jogos que você vai executar.

 

 

O próximo passo é configurar o renderizador de vídeo para trabalhar com a API Vulkan, muito mais eficiente que a Open GL, que vem como padrão. Esse item está dentro da pasta GPU, e isso vai permitir que os jogos funcionem um pouco mais rápido.

 

 

Aqui, o emulador em si está configurado. Para rodar um jogo salvo no seu PC, clique em Open e selecione o seu jogo preferido. O game começa a carregar, e em um primeiro momento ele será um pouco mais lento, já que precisa ter no cache as texturas e os shaders.

 

 

Ou seja, de forma bem simples é possível usar o RCPS3 em seu PC para rodar os jogos do PS3 no computador. Lembre-se que o desempenho que você vai obter vai depender de cada jogo e das características do seu PC.