Na década de 2000, o andrewg1990 era considerado imbatível, superando mês a mês o seu recorde de velocidade de conclusão de Super Mario Bros, no melhor estilo speedrun.

Isso aconteceu até que outro speedrunner, o darbian, levou o seu potencial ao limite, e superou o recorde do jogo em duas oportunidades. E tais números se mantiveram intactos por anos.

Muitos tentaram, mas a única forma possível passava por métodos que exigiam uma habilidade quase sobre-humana e um pouco de sorte.

Agora, diante dos olhos da comunidade, um pretendente ao recorde conseguiu tempos impressionantes, mas não suficientes. Mas conectou todos os truques possíveis para se tornar o Deus do Super Mario Bros, quebrando o recorde anterior.

O novo dono do recorde é Kosmicd12, que declara ter terminado o jogo mais de 40 mil vezes, mas que só agora conseguiu quebrar o recorde. Sua emoção no final do jogo é evidente. E nem poderia ser diferente: ele é o detentor de um novo recorde mundial.

Porém, Kosmicd12 não se ilude. Ele sabe que o seu recorde não vai durar muito tempo, e que outra pessoa deve reduzir ainda mais a sua marca em breve.

Muita gente discute se os recordes dos speedrunners são legítimos, pois em muitos casos eles utilizam técnicas e trapaças que não estão acessíveis para a maioria dos meros mortais.

Por outro lado, eu entendo que o conceito de recorde também está associado à “melhor marca possível”. E tais truques muitas vezes foram adicionados pelos próprios desenvolvedores dos jogos.

Logo, não vamos ficar presos a questões éticas e morais na hora de analisar as marcas dos speedrunners. Vamos simplesmente aplaudir o feito que é sim digno de colocar esses caras no Panteon de um segmento raro da tecnologia.

Queria eu ter essa habilidade toda para terminar Super Mario Bros no menor tempo possível. Eu mesmo penei para fechar esse jogo poucas vezes. Logo, só posso parabenizar o detentor do novo recorde.

Vídeo da façanha a seguir.