TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quantos anos de uso o smartphone usado tem que ter para a compra realmente valer a pena? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Quantos anos de uso o smartphone usado tem que ter para a compra realmente valer a pena?

Quantos anos de uso o smartphone usado tem que ter para a compra realmente valer a pena?

Compartilhe

O preço dos smartphones está cada vez mais alto, e isso tem levado muitas pessoas a considerarem a compra de telefones antigos de alta qualidade. Na verdade, essa prática existe desde sempre, e é uma forma eficiente para economizar dinheiro.

Muitos usuários entendem que não só não vale a pena pagar o valor cobrado por um smartphone novo, como também não é justo ver os fabricantes exigindo que os usuários paguem o preço que for por esses produtos.

Mas… até que ponto essa é uma boa ideia? Será que esses telefones ainda têm vida útil suficiente para atender bem a qualquer usuário? Eles ainda têm acesso aos principais aplicativos do mercado?

 

Como isso funciona no iOS (iPhone)

Vamos por partes, como diria o Jack ou o Chico Picadinho.

Cada universo de smartphones tem uma característica específica, e tanto o iOS como o Android contam com características próprias e, em consequência disso, prazos específicos para essa longevidade de produtos usados.

No caso dos iPhones, a resposta é bastante simples: só compre um iPhone que ainda tenha suporte de atualizações.

A Apple costuma oferecer cerca de seis anos de atualizações, o que significa que um iPhone com três ou quatro anos de idade não só terá vida útil pela frente, mas também será atualizado com mais frequência do que um telefone de média qualidade com o sistema operacional Android lançado em 2023.

Um exemplo de telefone antigo da Apple que ainda vale a pena é o iPhone 11. Com pelo menos mais dois anos de atualizações pela frente, ele pode ser comprado por preços muito competitivos quando em estado de recondicionado e com bateria com boa porcentagem de saúde.

Apesar de ter mais de três anos de idade, ele é notavelmente mais potente do que o melhor SoC de linha média da Qualcomm: o Snapdragon 7 Gen 1, e todos os dispositivos envolvidos nessa problemática devem receber o mesmo tempo de atualização.

A potência e a otimização dos iPhones entregam uma consequência inevitável: esses telefones envelhecem muito melhor do que a concorrência. Além disso, a taxa de adoção da última versão do sistema operacional é alta, o que incentiva os desenvolvedores a otimizar os seus aplicativos para o iOS mais recente. E é importante lembrar que se você não gosta de atualizar o smartphone e o software presente no seu interior, muitos aplicativos mais novos não funcionarão em telefones antigos.

 

Como isso funciona no Android

Em relação aos telefones Android, a situação é um pouco mais complicada.

Fabricantes como Xiaomi e Samsung oferecem até cinco anos de atualizações de sistema operacional, mas os telefones mais antigos já não recebem esse mesmo período de suporte na grande maioria das marcas que trabalham com o sistema operacional Android.

A grande exceção da regra é mesmo a Samsung, que lidera o suporte técnico no Android, entregando o trabalho mais competente entre os fabricantes.

Os aplicativos dependem também do próprio quadro de serviços do Google, que neste momento é compatível até Android 4.4 KitKat (versão de 2014). Alguns aplicativos como o WhatsApp exigem pelo menos a versão 5.0 Lollipop para funcionar, o que indica que smartphones com mais de seis anos de lançamento ainda são tecnicamente úteis.

No entanto, na grande maioria dos casos três anos é uma janela de tempo relativamente aceitável para comprar um telefone top de linha com preço de linha média atual.

Mesmo assim, essa é uma tática arriscada, e posso dar o meu exemplo sobre como vejo essa equação.

Eu tenho nesse momento o Samsung Galaxy S21 Ultra como smartphone atual, e já tenho como plano ou meta investir dinheiro no Galaxy S23 Ultra quando o Galaxy S24 Ultra for anunciado no primeiro trimestre de 2024.

Três motivos estimulam a minha decisão:

  1. O Galaxy S23 Ultra vai ficar menos caro quando o seu sucessor for anunciado;
  2. O Galaxy S23 Ultra ainda será um excelente smartphone, com uma vida útil de respeito;
  3. O meu atual Galaxy S21 Ultra terá um tempo muito menor para atualizações do sistema operacional, e é melhor eu passar ele para frente antes que o modelo se desvalorize ainda mais.

No final das contas, comprar um telefone antigo pode ser uma boa ideia se você escolher um modelo que ainda tenha suporte de atualizações e potência suficiente para executar os principais aplicativos.

Neste aspecto, a vida de quem tem um iPhone é bem mais fácil do que a dos proprietários de telefones Android. Se você considerar que, ao escolher um telefone mais antigo, você perde alguns recursos e funcionalidades (e você consegue lidar com isso numa boa), a compra de um smartphone antigo é a melhor solução para quem quer economizar uma grana e entende que não precisa ir para o modelo do ano para ser feliz ou obter a tão sonhada produtividade.


Compartilhe