Eu sei que o 5G não vai chegar tão cedo ao Brasil, pois as próprias operadoras querem ir mais devagar com ele (o 4G nem funciona direito por aqui… ainda…). Mas não podemos ignorar o fato que 2019 será o ano em que o mercado vai receber as primeiras inovações reais desse novo protocolo.

Logo, é natural que o consumidor comece a antecipar algumas coisas. Os mais ávidos em tecnologia esperam pelo 5G com ansiedade. Afinal de contas, são velocidades maiores para o consumo de conteúdo na internet.

Mas… qual é o preço que estamos dispostos a pagar para ter internet 5G em nossos smartphones?

O AndroidHeadlines compartilhou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e no Reino Unido sobre a satisfação dos usuários das redes de dados móveis. O estudo também revela o desejo dos consumidores sobre as novas redes de dados.

A reclamação número um dos consumidores lá fora é parecida com a nossa: a disponibilidade do sinal 4G. Parece que nem mesmo em mercados amadurecidos as redes 4G estão estabelecidas ou funcionam como deveria. Se bem que eu entendo que no Brasil tende a ser pior.

Velocidades lentas, dificuldades em encontrar sinal e quedas de sinal são os principais temas de reclamações dos usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido. E é claro que o 5G não vai resolver todos os problemas. Por outro lado, muitos usuários estão prontos para receber a nova tecnologia, e até mesmo pagar mais caro por isso.

A maioria dos entrevistados também declarou que está ponta para fazer um upgrade de dispositivo, adquirindo um smartphone que suporte o 5G, e dispostos a pagar mais caro. Além disso, a maioria dos usuários considera a possibilidade de mudar para uma operadora que ofereça essa nova tecnologia.

Mas apesar de toda essa empolgação, é melhor todo mundo ir com calma.

Não sabemos muito sobre o 5G. Sabemos que, obviamente, ela vai oferecer velocidades maiores. Porém, há todo um trabalho de melhorias de infraestrutura e, no caso do Brasil, montar toda a infraestrutura praticamente do zero para distribuir o sinal 5G.

Ah, e o estudo revelou também que metade dos entrevistados não sabe se o 5G vai entregar o que promete.

Não dá para ficar empolgado com o 5G por aqui com um 4G que funciona tão mal. É certo que veremos novidades sobre esse tema ao longo de 2019, mas a nova tecnologia de dados será uma realidade prática em nossas vidas apenas em 2021. Com alguma sorte.

 

Via AndroidHeadlines