Pirâmide? Programa de relacionamentos? Venda multinível? Chame do que quiser. Fato é que que a Claro está oferecendo 5 GB de internet para novos clientes do plano Prezão e para os usuários que indicarem esses novos clientes para base da operadora.

Não é algo considerado condenável, pois outros serviços conectados (especialmente o Uber) também oferece benefícios para os usuários que conseguirem novos usuários para a base de serviços da empresa. Por outro lado, é você atuando como agente autorizado da Claro, e custando bem menos do que as pessoas gritando nas ruas que tem chip novo da Claro a R$ 10.

O link dos convites podem ser divulgados via WhatsApp, Messenger e Facebook, e essa iniciativa da Claro ajuda a explicar por que a operadora conseguiu ultrapassar a TIM em participação de mercado no pré-pago.

Isso, e o fato da TIM querer a todo custo que os seus clientes do pré-pago migrem para algum dos planos pré e controle da operadora, já que as margens de lucro desses planos são maiores.

Voltando. A Claro chama essa promoção de “Traga Seu Amigo”, onde o cliente recebe um aviso via SMS sobre a campanha com um link para convidar os amigos. O cliente vai receber o benefício quando a pessoa indicada se cadastrar na campanha, ativar uma nova linha pré-paga e realizar uma recarga de qualquer valor.

Assim, você e o amigo (ou qualquer pessoa que se cadastrou no pré-pago da Claro pelo seu link) vão receber os 5 GB de internet, que são válidos por 7 dias.

A Vivo fez algo semelhante com o Vivo Easy, o que reforça a minha teoria que a prática não é algo condenável. Só tem aquele negócio de ser mais barato do que colocar funcionários de operadoras para tentar buscar esses clientes.

E a Claro busca explorar um segmento que Vivo e TIM não está muito interessada. E, no final das contas, pelo menos nos números de usuários, tal medida pode pesar um pouco a favor da operadora mexicana. Vamos aguardar para ver os resultados dessa iniciativa.

 

Via Tecnoblog