Spotify - Quanto o Spotify consome de dados móveis?

O Spotify é o líder de mercado no streaming de música. A versão gratuita conta com algumas limitações (aka anúncios), mas a versão paga é música sem limites.

Porém, sempre existem dúvidas sobre o quanto o Spotify consome de dados móveis, e isso pode ser uma dor de cabeça para muita gente. Nesse post, vamos tentar estimar esse consumo em números, para que você possa gerenciar melhor o seu consumo mensal de dados na hora de ouvir música.

Para ouvir música no Spotify, você precisa de uma conexão de internet, seja via WiFi, seja via dados móveis. No WiFi, o app prioriza essa conexão para baixar as músicas da plataforma, do mesmo modo que a maioria dos apps instalados em seu smartphone faz.

Mas… qual é o consumo desse aplicativo nos dados móveis?

 

 

A qualidade da música é determinante

 

E eu não estou falando de rock, pop, sofrência ou Pabllo Vittar.

Estou falando da resolução de áudio do arquivo, da mesma forma que acontece com os vídeos do YouTube. Um áudio de maior qualidade significa um arquivo maior para ser baixado. Um áudio de menor qualidade significa um arquivo menor para ser baixado.

Por partes.

Qualidade Normal: O padrão do Spotify. Requer um menor uso de dados e uma qualidade de som minimamente aceitável. Está no padrão 96 Kbps, e é a pior das escolhas para quem é fã de música. É a qualidade mais comum que o Spotify usa em dados móveis.

Qualidade Alta: São os arquivos de áudio de 160 Kbps, oferecendo uma qualidade mediana, com um desempenho mínimo e uma experiência musical de boa qualidade. Não está selecionada como padrão, e deve ser escolhida pelo usuário.

Qualidade Extrema: É a melhor qualidade oferecida pelo Spotify até agora, com 302 Kbps. Mesmo assim, ainda fica longe do HiFi, mas oferece uma qualidade de áudio mais que aceitável para um bom desempenho para ouvir música com fones de ouvido.

Como padrão, o Spotify ativa a Qualidade Automática, onde o app determina por si a qualidade da música em função do tipo de conexão, se adaptando às necessidades de cobertura de internet e evitando interrupções na execução musical.

 

 

Mas… quanto REALMENTE o Spotify consome de dados?

 

De novo: é diretamente proporcional à qualidade de áudio.

– Na Qualidade Normal, o consumo é de aproximadamente 40 MB de dados por hora.
– Na Qualidade Alta, o consumo é de aproximadamente 70 MB de dados por hora.
– Na Qualidade Extrema, o consumo é de aproximadamente 150 MB de dados por hora.

 

Ou seja, em uma tarifa móvel de 4 GB totais (o meu caso hoje #SaudadesTIMBeta…), é possível ouvir até 100 horas de música em qualidade padrão, 56 horas em alta qualidade, e 26 horas em qualidade extrema. Assim, você tem uma ideia exata do consumo, e começar a fazer os seus cálculos para não ficar sem dados móveis no final do mês.