Compartilhe

Não dá para ficar com o smartphone ligado o tempo todo, pois eles não foram projetados para isso (diferente dos PCs, que contam com modo de suspensão). Já os sistemas operacionais para telefones inteligentes foram projetados para funcionar o tempo todo, e tem gente que não desliga o dispositivo por anos.

Como não dá para adotar um comportamento tão doentio na vida (os stalkers não desligam os smartphones jamais… os paranoicos também não…), é preciso saber qual é o tempo ideal para desligar o seu telefone, até mesmo para que o dispositivo funcione um pouco melhor.

 

 

 

Desligar o smartphone pode liberar recursos…

 

 

Até dá para fazer o smartphone funcionar o tempo todo sem jamais desligar. Porém, com o passar do tempo, muitos aplicativos ficam ativos em segundo plano, consumindo recursos de hardware, o que vai deixar o telefone cada vez mais lento com o passar do tempo, prejudicando a sua experiência de uso.

Outro efeito colateral do smartphone sempre ligado é ter a memoria cache sempre cheia, já que os dados temporários que são descarregados pelos aplicativos não são liberados ou não esvaziados corretamente. Esse é outro motivo para o seu telefone ficar cada vez mais lento, estragando a experiência de uso com o dispositivo.

Ao desligar o smartphone, os aplicativos em segundo plano são desativados até um novo acionamento, e a memória cache é esvaziada. E isso com certeza vai fazer com que o dispositivo funcione muito melhor, já que liberou recursos de hardware para que o software trabalhe com mais margem ou gargalo para os seus dados.

Mas nada é tão simples quanto parece. Nunca foi. E é por isso que estamos aqui…

 

 

 

…mas desligar o smartphone sempre não é recomendado

 

 

Desligar o smartphone todos os dias não é algo recomendado, pois o sistema operacional será obrigado a recarregar todos os aplicativos por completo para que eles possam ser utilizados, e tal processo consome vários recursos de hardware, principalmente no caso da bateria, que acaba drenando mais rapidamente.

Ou seja, aquela medida que pode melhorar o funcionamento geral do smartphone pode, ao mesmo tempo, consumir bateria e recursos, o que acaba ficando um “seis por meia dúzia” que acaba não sendo algo muito agradável.

 

 

 

Qual é o meio termo então?

 

 

A janela de tempo ideal para você desligar o telefone por completo e iniciar novamente o sistema operacional e seus aplicativos é uma vez por semana, mais precisamente no domingo. Nesse dia, você aproveita para curtira a família e os amigos, e deixa o telefone desligado.

Na segunda-feira, você liga o smartphone e começa a semana com ele pronto para oferecer o máximo de desempenho que você precisa para a sua rotina diária ou semanal.

Também é importante lembrar que desligar o telefone e, logo em seguida, voltar a ligar o dispositivo não é o correto. A RAM precisa de um tempo para ser apagada por completo. Por outro lado, não faz muito sentido deixar o dispositivo desligado por toda a noite, ou por 24 horas.

Dois minutos são mais que suficientes para que o smartphone se desligue por completo, apagando a memória volátil pela ausência de energia. Simples assim.

E, dessa forma, parte dos seus problemas de lentidão do seu smarpthone foram resolvidos de forma simples, prática e (o que é melhor) de graça.

 

 

Via Business Insider


Compartilhe