Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual é o melhor formato de armazenamento externo para o Android?

Qual é o melhor formato de armazenamento externo para o Android?

Compartilhe

Não é de hoje que eu utilizo discos externos para ver conteúdos de séries e filmes na TV ou no tablet. Afinal de contas, eu sou de uma época em que o streaming era algo relativamente distante, e essa era uma das melhores maneiras para se consumir entretenimento.

Hoje, muitos recorrem ao armazenamento externo para não sobrecarregar o smartphone, tablet ou equipamento de TV Box com os grandes arquivos de vídeo. E outros usuários estão aderindo à essa solução.

E uma das principais dúvidas mais frequentes que esse novo grupo de usuários tem sobre esse tema está relacionado com o melhor formato para o disco rígido externo que será utilizado para o consumo de conteúdo de vídeo e entretenimento.

Neste artigo, vou eliminar as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

 

FAT32

É o formato que o Android reconhece por padrão, e o adotado na hora de formatar uma unidade de armazenamento externa para armazenamento de arquivos compatíveis com o sistema operacional.

A principal vantagem do FAT32 é não exigir um software adicional para o acesso de arquivos. A grande desvantagem é não suportar arquivos maiores que 4 GB, o que pode ser um problema para quem quer gerenciar vídeos de filmes com resolução superior ao HD ou em formatos volumosos como MKV, MOV ou MP4.

Além disso, o FAT32 pode ser corrompido com facilidade em caso de problemas com a unidade de armazenamento, o que faz com que o formato seja o menos seguro em termos de integridade.

 

NTFS

O NTFS possui uma capacidade máxima de partição de vários terabytes, além de recursos de segurança integrados como criptografia de arquivos e autenticação do usuário.

Por outro lado, ele é menos compatível com o Android, com o macOS e com o Linux, já que foi pensado objetivamente para oferecer o seu melhor desempenho com o Windows. Neste caso, você precisa usar um aplicativo de terceiros para gerenciar os arquivos no NTFS.

Desde a transferência de arquivos da memória interna para a externa (e vice-versa) até a visualização de conteúdos de arquivos, o software de terceiros é obrigatório no Android para usar o NTFS, e não sei se alguns usuários saberão lidar com essa falta de praticidade.

 

exFAT

O exFAT é uma evolução do sistema de arquivos FAT utilizados nas antigas versões do Windows, e é considerado o melhor de todos os mundos apresentados nos formatos de gerenciamento de arquivos em unidades externas para o Android.

Com ele, nenhum aplicativo ou programa é necessário para operar com esse formato, com a principal vantagem de ser compatível com arquivos que superam os 4 GB de limite do FAT32.

Sem falar que o exFAT é compatível com todos os sistemas operacionais comerciais, incluindo todas as versões do Android lançadas a partir de 2014. Logo, é muito provável que o seu smartphone é sim compatível com esse formato.

Uma desvantagem desse formato é uma maior possibilidade de dados corrompidos por conta do próprio uso com diferentes sistemas operacionais. Por ser mais flexível, o exFAT é mais propenso aos problemas cotidianos.

 

Qual é o melhor formato?

Tudo depende do que você tem no seu equipamento, ou com o que vai fazer com essa unidade externa.

Para quem só vai utilizar a unidade de armazenamento no Android e não precisa armazenar arquivos com grande volume de dados, o FAT32 é o suficiente, principalmente para quem possui um telefone ou TV Box com as versões mais antigas do sistema operacional do Google.

Para quem precisa armazenar grandes arquivos de vídeo, o NTFS é a melhor solução. Esse já é o formato mais utilizado nas Smart TVs comercializadas no mercado neste momento.

Por fim, para quem vai trabalhar com grandes arquivos e em diferentes sistemas operacionais, o exFAT é a melhor solução. E mesmo assim, é altamente recomendado que você realize backups dos seus arquivos se for adotar esse formato na sua rotina.


Compartilhe