Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como testar o Linux na nuvem em seu PC

Como testar o Linux na nuvem em seu PC

Compartilhe

O que não falta são iniciativas ou tentativas de tornar o Linux algo mais acessível para o grande público, e estão tentando alcançar esse objetivo ao longo das últimas décadas. Algumas distribuições incluem até manuais para instalação e uso, mas nenhum software ofereceu essa simplicidade e praticidade tão desejada.

Essa falta de acessibilidade ao Linux, cuja percepção pode até ser considerada errônea, dependendo da distribuição escolhida, persiste com o passar dos anos, mesmo com todas as melhorias nas interfaces gráficas.

Mas existe ao menos uma alternativa que permite o uso do Linux sem obrigar o usuário a passar por um processo de instalação complexo e tedioso. E temos que agradecer que a nuvem existe neste caso.

 

A praticidade do DistroSea

Os usuários mais experientes sabem mito bem que distribuições do Linux com live boot em mídias físicas como LiveCD ou Live USB permitem o uso do sistema operacional sem precisar realizar qualquer tipo de instalação no computador. Mas até mesmo esse método pode ser considerado inacessível para muitos usuários.

Além da obrigação de produzir o CD ou pendrive com o sistema operacional Linux, nem todos conseguem ter esse recurso à mão quando precisa.

E é por isso que o DistroSea é a solução ideal para os usuários de todos os níveis de conhecimento e experiência.

O DistroSea é um serviço online que oferece a chance de experimentar várias distribuições Linux na nuvem, de forma simples e descomplicada. Tudo o que ele precisa para funcionar é de uma conta para acesso à internet nas distribuições testadas pela plataforma.

O serviço oferece mais de 400 versões de distribuições Linux para experimentar, resultando em uma enorme quantidade de opções e variações de softwares que podem atender a todos os tipos de usuários, abraçando inclusive os mais leigos que não querem se preocupar com a instalação de software e só deseja usar uma distribuição que funcione bem.

 

Como o DistroSea funciona?

O processo de seleção e início de uma distribuição na DistroSea é simples, em uma interface amigável e intuitiva. O usuário não vai encontrar qualquer tipo de problema para escolher uma das plataformas disponíveis no site.

A máquina virtual é iniciada após uma verificação de segurança, com curtos tempos de espera. Tal medida reforça a segurança e confiabilidade do DistroSea, que ao menos está fazendo a sua parte para proteger os dados dos usuários.

De qualquer forma, fica aquela dica de bom senso para a vida: ao encerrar o teste, é importante desligar a máquina virtual corretamente, só para evitar que os seus dados caiam nas mãos de pessoas não autorizadas ou de criminosos cibernéticos, principalmente se você está utilizando um computador de outra pessoa.

 

Conclusão

Experimentar o Linux na nuvem através de DistroSea é recomendado para iniciantes e usuários experientes, o que confirma a flexibilidade desse software.

Para os iniciantes, o recurso é ótimo para analisar o software em um ambiente seguro e com critérios. E os usuários experientes saberão se valer de todas as funcionalidades e práticas assimiladas ao longo da vida, permitindo o uso do Linux em tarefas mais complexas e com dados temporários.

Seja como for, o DistroSea aparece como uma grata surpresa para quem sempre quis testar o Linux no PC, mas tinha uma enorme preguiça em particionar a unidade de armazenamento para instalar o novo sistema operacional. Ou disfarça bem o medo de ver o computador destruído por causa de algum procedimento equivocado no caro equipamento.

Em caso de dúvidas, não ultrapasse, por mais fácil que o procedimento possa parecer. Não é todo mundo que sabe montar uma máquina virtual e, mesmo assim… bom senso: use SEM moderação.


Compartilhe