TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Qual é o ciclo de vida da bateria do celular? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual é o ciclo de vida da bateria do celular?

Qual é o ciclo de vida da bateria do celular?

Compartilhe

O tema da vida útil da bateria do smartphone se tornou algo prioritário para muitos usuários. Bem sabemos que esse importante componente de hardware possui um ciclo de validade e uma degradação que é inevitável, e muitas pessoas querem saber quando isso exatamente vai acontecer.

As baterias atuais contam com uma vida útil que varia entre 300 e 500 ciclos, de modo que é anormal ver problemas neste sentido com apenas dois meses de uso. Se acontecer, a bateria certamente tem algum tipo de defeito.

Dito isso, é importante então saber quando tempo dura a vida útil da bateria do seu smartphone.

 

Por que a vida útil da bateria é algo tão importante?

Leve em consideração que a saúde da bateria não existe apenas para determinar a autonomia de uso de um smartphone. Em alguns casos, ela também determina o desempenho do dispositivo como um todo.

A Apple, por exemplo. Agora todos nós sabemos que o iOS realiza de forma automática a limitação do desempenho do dispositivo que está com uma porcentagem de vida útil de bateria abaixo dos 80%, com o objetivo de garantir uma boa experiência de uso para quem precisa ter o telefone funcionando o dia inteiro.

O grande problema da Apple nesse processo é que a empresa não comunicou aos seus usuários que estava fazendo isso. Na prática, muitas pessoas sentiram a queda de desempenho no telefone e eram induzidas ao erro de comprar um novo iPhone para obter a mesma experiência de uso do passado.

Agora, é diferente. A Apple deixa isso tão claro, que indica essa porcentagem de saúde de bateria nas configurações do iOS, oferecendo ao usuário duas alternativas: ou aceita a queda de desempenho para manter a autonomia de bateria, ou troca o item de hardware para receber novamente a experiência de uso do passado.

 

De um a dois anos

Se você faz uma recarga por dia na bateria do seu smartphone, é possível afirmar que a sua vida útil vai durar até um ano e meio, pelo menos. A partir desse ponto, a degradação desse item vai acelerar, mas seu bom funcionamento vai se manter por mais algum tempo.

Logo, é correto dizer que a bateria de um smartphone vai permanecer com boa saúde e funcionamento por pelo menos dois anos em média. É claro que esse tempo pode variar em função de diversos fatores e diferentes padrões de comportamento do usuário.

Existe uma escala de duração de vida útil em função do número de ciclos de recarga que o usuário consumiu durante o tempo de uso do telefone, que funciona da seguinte forma:

  • Se sua bateria registrar um consumo de 300 ciclos e você carregar o celular diariamente, sua vida útil será de 10 meses
  • Se tiver 500 ciclos e carregar todos os dias, a sua vida útil é de 17 meses (quase um ano e meio)
  • Se forem 300 ciclos e você carregar a cada dois dias, durará 20 meses (mais de um ano e meio)
  • Se sua bateria tiver 500 ciclos com cargas a cada 48 horas, sua duração será de 34 meses (pouco menos de 3 anos)

Leve em consideração que, em muitas vezes, a recarga não é completa, e a duração da bateria também depende disso. E os valores indicados acima são estimativas aproximadas, e o tempo de vida útil pode ser maior ou menor em função de vários outros fatores.

De um modo geral, é possível detectar uma queda de desempenho na autonomia de bateria depois de um ano de uso, mas o dispositivo ainda pode funcionar bem por mais 12 meses. Logo, sempre tenha em mente quais são os procedimentos corretos para recarga do telefone, e quais são as ferramentas que permitem a verificação dessa vida útil.

 

Como verificar a vida útil da bateria do smartphone

Aplicativos como o CPU-Z podem ajudar na verificação da saúde da bateria do dispositivo. Faça o download e a instalação do app e, ao executá-lo, entre na seção Bateria > Saúde e verifique se o resultado é Bom ou Ruim.

Os usuários do iPhone podem verificar os itens abaixo dentro da categoria Bateria no CPU-Z:

  • Definições
  • Bateria
  • Saúde da bateria
  • Capacidade máxima ou capacidade máxima de rendimento

No caso do Android 13 ou superior, isso também é possível nas Configurações do aplicativo, mas no item Status de Bateria, que é exibido em quatro níveis.

Outra maneira para os usuários do Android realizar a verificação da vida útil da bateria do smartphone é digitando *#*#4636#*#* no aplicativo do telefone. É possível ver alguns dados sobre esse item, mas não com informações aprofundadas.

Por outro lado, as capas de personalização instaladas em diferentes telefones de diversos fabricantes podem contar com um item de integridade de bateria, onde a verificação é ainda mais simples, dispensando a instalação de um aplicativo para monitoramento da saúde da bateria.

 

Conclusão

Com as informações sobre a saúde de bateria em mãos, você pode identificar de forma mais simples se a saúde desse componente está ou não em dia. Para muitos usuários, o nível de desgaste desse componente é um fator determinante para a manutenção do atual telefone ou até mesmo a troca do dispositivo.

A saúde da vida útil da bateria do smartphone é um fator importante para determinar inclusive o valor agregado de um dispositivo. Isso fica ainda mais claro no caso do iPhone, onde os compradores de modelos de segunda mão podem avaliar se vale a pena ou não adquirir aquele telefone com uma porcentagem mais baixa na saúde desse item.

Oferecer alternativas para o usuário ter a ciência sobre como vai a saúde da bateria do dispositivo é um direito que deveria estar implícito para todo e qualquer consumidor de tecnologia. E é nosso dever apresentar essas opções para que cada um possa decidir por si, alcançando a melhor relação custo-benefício possível.

Em muitos casos, ainda vale mais a pena trocar a bateria do dispositivo do que comprar um novo (e mais caro) smartphone.

Agora, se o seu telefone tem mais de dois anos e os seus recursos estão ficando ultrapassados, o investimento em um novo dispositivo é mais do que recomendado.

Pense nisso.


Compartilhe