TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Qual dispositivo entrega a melhor qualidade de imagem no streaming? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Qual dispositivo entrega a melhor qualidade de imagem no streaming?

Qual dispositivo entrega a melhor qualidade de imagem no streaming?

Compartilhe

Vivemos a era do streaming, e não podemos negar isso.

As novas gerações de fãs do entretenimento (e até mesmo muita gente das gerações mais velhas) decidiram abraçar o streaming como o principal formato de consumo de conteúdo. Aliás, muita gente faz isso em diferentes dispositivos, se aproveitando da flexibilidade que essa proposta oferece.

Porém, muitos de nós também sabemos que não conseguimos extrair a mesma experiência de uso de todos os dispositivos utilizados para ver conteúdos via streaming. A qualidade de imagem entregue na TV não é a mesma daquela oferecida pela tela do computador ou smartphone.

Por que isso acontece?

 

 

 

Produtos diferentes, características diferentes

Para começo de conversa, é óbvio que a experiência do streaming em diferentes dispositivos não seria a mesma. Ver um filme ou uma série de TV em um smarpthone não chega perto do resultado final oferecido por uma tela de TV de 75 polegadas.

E não estou falando apenas do tamanho da tela. Falo também do fator de imersão, pois em uma TV você pode trabalhar com sistemas de áudio avançados, entregando uma experiência muito mais completa e divertida.

Mas neste caso, vamos falar na qualidade técnica das plataformas de streaming, que acabam ajustando a qualidade de imagem em função de alguns fatores. E um desses fatores é justamente o tipo de dispositivo que estamos utilizando para ver o conteúdo.

Um estudo realizado pela empresa Conviva mostra uma série de dados obtidos através da medição de mais de 180 bilhões de streams a cada ano, analisando as principais plataformas do segmento neste momento (Netflix, HBO Max, Disney+, etc), e como os serviços se comportam através do PC.

Apesar da qualidade de imagem das plataformas melhorar em escala global, com um bitrate médio de 6.96 Mbps, o estudo mostra que existem claras diferenças nessa taxa, de acordo com o dispositivo com o qual acessamos tais serviços. E, no final das contas, o PC é o que entrega a pior qualidade de imagem.

Para ser mais específico, o estudo da Conviva diz o seguinte:

“A qualidade da imagem também melhorou nas consolas até 16%, com uma taxa de bits de 7,86 Mbps, embora atrás das smart TVs, que têm uma média de 8,80 Mbps. Os computadores desktop obtiveram os menores ganhos, melhorando 3%, embora tenham a pior qualidade de imagem de todos os dispositivos com uma taxa de bits de 2,95 Mbps.”

 

 

 

Por que isso acontece?

Tudo tem uma razão de ser ou explicação minimamente razoável.

O principal motivo para a queda da qualidade de imagem no PC é a proteção das cópias das obras em reprodução. Um bom computador pode realizar uma cópia exata do conteúdo disponível nessas plataformas (bem sabemos disso…), e não existem limitações nesses equipamentos para impedir tal prática.

Ou seja, boa parte das plataformas de streaming limitam a qualidade de imagem em 720p e 1080p com uma baixa taxa de bits de propósito.

É importante lembrar que, diferente do que se imagina, o público consumidor de conteúdos via streaming através do PC é considerável, com 11% do mercado. Esse percentual é o mesmo alcançado pelos smartphones.

Já as Smart TVs ainda são as mais utilizadas na hora de ver conteúdos por streaming, com 73% do mercado no último trimestre fiscal.


Compartilhe