TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como denunciar fake news no Twitter | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como denunciar fake news no Twitter

Como denunciar fake news no Twitter

Compartilhe

Demorou, mas chegou.

O Twitter finalmente liberou uma ferramenta que permite aos seus usuários denunciar as notícias falsas ou fake news que todos os dias inundam as timelines.

Em um cenário cada vez mais polarizado, era inaceitável que o Twitter sustentasse uma postura de isenção em relação às notícias falsas, principalmente em temas tão sensíveis como a saúde do coletivo, visões políticas, racismo e todos os tipos de preconceitos, entre outros.

A partir de agora, o usuário brasileiro pode denunciar as contas que estão utilizando o Twitter para propagar mentiras e desinformação. E neste post, mostramos como podemos usar essa ferramenta.

 

 

 

Antes de continuar, algo muito importante…

É fundamental lembrar ao amigo leitor que a ferramenta de denúncia de fake news no Twitter deve ser utilizada com bom senso.

Não é difícil imaginar que muitas pessoas vão utilizar o recurso por motivos pessoais ou para se vingar de outras pessoas. Também é possível prever que a ferramenta também será utilizada para distorção de narrativas alheias e construção de cenários de dúvida razoável.

O Twitter não entrou em detalhes sobre como vai lidar com esses casos, mas é de se esperar que a plataforma fará uma análise criteriosa para determinar o que é uma informação verdadeira ou falsa para as informações mais específicas.

Porém, os temas que são mais relevantes para o grande público ou que podem gerar consequências mais sérias para a população certamente terão as suas avaliações pautadas na verdade efetiva, e não em teorias da conspiração ou histórias que não contam com sustentação objetiva nos fatos.

De qualquer forma, pedimos pelo seu bom senso na hora de usar a ferramenta de denúncia de fake news no Twitter. Ela existe para ajudar a tornar a plataforma mais saudável para todo mundo. Só serão negativamente afetados aqueles que efetivamente estão habituados no compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, e isso já é um enorme progresso.

 

 

 

Como denunciar uma fake news no Twitter

  1. Tão logo você identificar uma publicação que promove uma fake news, clique nos três pontos no canto superior direito dessa mensagem para abrir o menu de opções.
  2. No menu que vai aparecer, clique em Denunciar Tweet e, depois, clique em “As informações são enganosas”.
  3. No próximo menu, defina qual é o tipo de informação falsa que aquela conta está promovendo (política, saúde ou outra coisa).
  4. No final do processo, você pode escolher se deseja silencia, bloquear ou deixar de seguir a conta que propagou a fake news antes de concluir o processo.

 

 

 

O que acontece a partir de agora?

O usuário que realizou a denúncia vai receber uma mensagem de confirmação do Twitter em até 24 horas, e a conta denunciada por propagação de fake news será analisada.

Se for comprovada que a conta denunciada divulgou notícias falas, ela pode receber como punição uma suspensão temporária ou uma exclusão permanente. É possível que o Twitter entre em contato com você (que denunciou) para obter maiores informações sobre o incidente se necessário.

Após a denúncia por fake news, aquela mensagem denunciada recebe um aviso no lugar do conteúdo, informando aos demais usuários que a mensagem está sob investigação por suspeita de notícia falsa.

Nota do editor: demorou, Twitter… demorou demais para liberar essa ferramenta no Brasil… quase deu a entender que a plataforma apoiava toda a desinformação divulgada por alguns usuários…


Compartilhe