TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Qual a quantidade de RAM que o seu smarpthone precisa? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual a quantidade de RAM que o seu smarpthone precisa?

Qual a quantidade de RAM que o seu smarpthone precisa?

Compartilhe

Muitos usuários priorizam o desempenho nos seus smartphones, e dois componentes são essenciais para alcançar os melhores resultados neste aspecto: processador e RAM.

Aliás, o segundo é mais decisivo que o primeiro, pois é ele quem garante que vários aplicativos poderão ficar abertos ao mesmo tempo sem comprometer a fluidez geral do dispositivo.

Hoje, muitos smartphones contam com 12 GB, 16 GB e até 18 GB de RAM. É memória em excesso para a maioria dos usuários. E muitas pessoas acabam pagando a mais do que o necessário para ter um bom smartphone para fazer o básico.

Por isso, neste post, vamos responder a pergunta que paira na cabeça de muita gente: o quanto de RAM eu realmente preciso no meu smartphone?

 

 

 

Nem mais, nem menos

Você precisa do suficiente. E é isso.

Ter mais ou menos RAM no smartphone não quer dizer que ele será melhor ou pior. Por outro lado, uma quantidade de memória muito baixa vai comprometer o desempenho do dispositivo, e ter memória em excesso pode significar em um preço a ser pago muito mais elevado.

Assim como acontece em nossas vidas (ou pelo menos é assim que deveria ser), você precisa ter o suficiente para um bom desempenho. Em todos os aspectos. Logo, procure se valer da regra do bom senso para ficar com um smartphone que atende as suas demandas sob medida.

Nem mais, nem menos.

E a melhor forma para fazer isso é olhar para dentro de si mesmo e pensar exclusivamente nas suas necessidades com o dispositivo, deixando um pouco de lado a visão de produtores de conteúdo e especialistas. Em alguns casos, ele só quer vender o produto para obter comissão, e não necessariamente pensam no que você precisa para uma boa experiência de uso.

Ou seja, pense por você mesmo e nas suas necessidades com o smartphone. Seja para realizar tarefas básicas, seja para atividades mais complexas e profundas.

 

 

 

Se deixe guiar pelas suas necessidades

É muito difícil encontrar um smartphone com apenas 1 GB de RAM nos dias de hoje. Porém, alguns fabricantes de tecnologia brasileiros ainda entregam produtos com essa configuração de hardware, o que eu acho um erro grosseiro e até uma falta de respeito ao consumidor.

Nos dias de hoje, com uma internet tão dinâmica e com tantos conteúdos de mídia mais exigentes, é simplesmente inviável utilizar um telefone com apenas 1 GB de RAM. Fato.

Há quem diga que os telefones com 2 GB de RAM são suficientes para tarefas básicas, como usar o Instagram e o WhatsApp, ver vídeos e ler e-mails. Porém, minha experiência prática de 13 anos usando o Android contraria esses otimistas.

O mínimo aceitável para os dias de hoje (tanto para o Android como para o iOS) é que o smartphone receba pelo menos 4 GB de RAM. Isso permite ter vários aplicativos abertos sem congelamentos ou lentidão, além de permitir rodar alguns jogos.

Acima disso (6 GB, 8 GB, 12 GB), a quantidade de RAM no smartphone começa a ser um exagero para a maioria dos usuários. A não ser que você tenha necessidades muito específicas com o dispositivo, essa memória toda não será utilizada, e você só está pagando a mais por algo que não vai aproveitar de forma efetiva.

Com todas essas informações em mente, faça uma escolha consciente na compra do seu próximo smartphone.


Compartilhe