Wetten.com Brasil Apostas
Home » Tecnologia » Quais são as principais funções de um computador de bordo?

Quais são as principais funções de um computador de bordo?

Compartilhe

Sem sombra de dúvidas, o computador de bordo é um grande aliado tecnológico do motorista. Com funções que significam praticidade e segurança para quem está dirigindo, hoje em dia pensar em adquirir carros com computador de bordo é a melhor opção de compra.

Todas as mais importantes informações sobre um veículo são reveladas pelo computador de bordo, como também os defeitos que esse veículo possa ter. No mercado automotivo brasileiro, os carros com computador de bordo são os veículos mais tradicionais nos dias de hoje.  

No passado, esse tipo de equipamento era exclusivo dos veículos da categoria superior e, por isso, bem mais caros. Agora, uma grande variedade de carros já possui o computador de bordo como item de série.

 

 

 

O que é exatamente um computador de bordo?

 

Nos anos 80, quando surgiu o primeiro computador de bordo, era um equipamento que informava ao motorista sobre o consumo de combustível e a autonomia. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, esse computador passou a informar agora o consumo instantâneo e o consumo médio, sendo uma das funções atuais mais importantes.

  • O consumo instantâneo é aquele que o carro faz naquele momento, e isso o sistema calcula a cada segundo, mostrando a eficiência energética do veículo.
  • O consumo médio é calculado desde um determinado momento, quando o motorista zera o odômetro para poder receber informação sobre um determinado trajeto.

Porém, existem outras funções tão importantes quanto, por exemplo:

  1. Saber qual é a velocidade média do carro.

O computador de bordo indica qual é a velocidade média do carro nas rodovias e no trânsito urbano.

2. Saber sobre a autonomia do carro.

Para saber se é preciso ir de imediato para um posto de gasolina para encher o tanque, o computador de bordo faz o cálculo sobre a autonomia, checando quantos quilômetros o carro poderá rodar com o combustível que há no tanque neste momento.

3. Alerta sobre a velocidade do carro.

Para os motoristas que gostam de pisar forte no acelerador, o computador de bordo emitirá um alarme sonoro, indicando que está sendo excedida a velocidade máxima permitida naquela estrada, avenida ou rodovia.

4. Verifica a temperatura externa.

Isso é fundamental, porque o motorista pode se enganar com a temperatura interna do veículo graças ao ar condicionado. Porém, a temperatura externa pode ser muito maior, levando a um superaquecimento do motor. O computador de bordo verifica isso para evitar esse problema.

5. Informa dados do odômetro.

Geralmente há duas funções de odômetro, que permitem a medição geral de quilômetros que o carro vem fazendo, e a medição de, por exemplo, a distância entre o lar e o trabalho. Nesse caso, o motorista pode zerar o odômetro para conhecer essa quilometragem.

6. Tempo de viagem / cronômetro.

Neste caso, o sistema indica o tempo em que o motorista está utilizando o carro. Esse tipo de informação é importante para que o motorista possa saber o tempo que demorou uma determinada viagem. Por exemplo, uma viagem de uma cidade para outra. Sabendo o tempo usado na ida, o motorista poderá saber quanto tempo levará a volta. Como essa informação fica no campo de visão de quem dirige, é mais prático e seguro do que o cronômetro de um celular ou de um relógio. 

 

 

 

Como funciona o computador de bordo?

 

Como já foi dito, é um grande aliado do motorista, pois exibe informações importantes no painel de instrumentos (consumo médio, consumo instantâneo, velocidade média, autonomia, tempo de viagem, cronômetro, temperatura do motor).

Todo o trabalho do computador é feito de modo automático. Por exemplo, o sistema deve fazer uma conta média de:

  • A distância percorrida pelo carro, divida pela quantidade de combustível consumido durante esse percurso.

O computador de bordo possui, geralmente, dois botões que podem estar no console, no volante e / ou no painel. Um botão é para poder navegar entre as funções do computador e o outro botão é para poder zerar o cálculo relativo a uma dessas funções. 

Em definitivo, o computador de bordo é um equipamento que ajuda o motorista a obter uma direção segura, tranquila e atenta. 


Compartilhe