TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os riscos em utilizar temas personalizados no Windows 10 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Os riscos em utilizar temas personalizados no Windows 10

Os riscos em utilizar temas personalizados no Windows 10

Compartilhe

Eu nunca gostei de personalizar tanto a minha instalação do Windows 10. Gosto de tudo muito simples, com poucos efeitos visuais, um tema escuro para retardar os futuros problemas visuais que eu posso vir a ter, e alguns poucos acréscimos visuais que considero interessantes no sistema operacional da Microsoft.

Mas me reconheço como uma exceção da regra, já que vários outros usuários personalizam e muito o Windows 10, a ponto de transformar a proposta da Microsoft em plataformas de outros desenvolvedores. Incluindo o macOS, obviamente.

Porém, esses mesmos usuários não fazem a menor ideia que podem estar brincando com fogo. E é meu dever alertar esses usuários sobre os perigos que estão correndo.

 

 

 

Os perigos dos temas personalizados no Windows 10

 

 

Para os usuários que adoram instalar os temas personalizados do Windows 10, más notícias: muito provavelmente as suas credenciais de acesso de sua conta Microsoft ou as credenciais de acesso do computador estão em sério risco de estarem comprometidas.

O investigador de segurança Jimmy Bayne descobriu uma falha de segurança na configuração dos temas do Windows 10, o que pode permitir que cibercriminosos roubem as credenciais de acesso dos usuários, criando um tema específico para realizar o ataque.

É o tipo de falha tão besta e tão improvável, que é certo que ninguém na Microsoft imaginou que isso poderia acontecer um dia. Mas está acontecendo (infelizmente), e é sempre melhor você prevenir do que remediar.

Hoje, o Windows 10 permite a instalação de temas de fontes de terceiros, e é isso o que pode permitir que atacantes criem um arquivo malicioso que, quando executado, vai redirecionar os usuários para uma página que vai solicitar as suas credenciais de acesso. O usuário vai acreditar que a página é oficial, e vai ceder esses dados de acesso, que acabam ficando com os atacantes com muita facilidade.

Os usuários do Windows 10 podem compartilhar temas personalizados indo em Configurações > Temas, e clicando em Salvar Tema para depois compartilhar aquele conteúdo. Executando tal procedimento, é criado um arquivo com extensão .deskthemepack, que pode ser compartilhado através do e-mail eletrônico ou outras fontes (pode ser as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas).

Assim, o cibercriminoso pode criar um tema malicioso com essa extensão de temas personalizados para enganar o usuário, que acaba sendo redirecionado para uma página web onde são solicitadas as credenciais de acesso à conta, algo que é totalmente desnecessário para utilizar esse tipo de arquivo.

Nessa página, quando os usuários entram com os seus dados de conta, é enviado um hash NTLM com os detalhes do site para essa autenticação, e as senhas não complexas são abertas com um software de eliminação de hash.

 

 

 

Como evitar cair nesse tipo de golpe?

 

Uma forma para evitar esse tipo de golpe é bloqueando extensões como .theme, .themepack e .desktopthemepackfile, além de realizar vários passos através de uma política do grupo que restringe o envio de credenciais com hash NTLM para os hosts remotos.

A má notícia é que tal procedimento não é recomendado para os usuários iniciantes, pois são configurações sensíveis que podem interferir no bom funcionamento do Windows 10 como um todo.

A boa notícia é que a Microsoft já sabe sobre a existência do problema… mas não solucionou a falha até o momento em que esse post foi produzido, já que esse é um problema provocado por uma característica de design, o que deixa a sua solução da falha de segurança como algo incerto.

O mais sensato é que o usuário só instale temas personalizados oficiais da Microsoft, mas… será que vamos encontrar sensatez em alguns usuários?

 

 

Via Neowin


Compartilhe