TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quais as diferenças entre Chromecast, Android TV, Smart TV e TV Box | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Quais as diferenças entre Chromecast, Android TV, Smart TV e TV Box

Quais as diferenças entre Chromecast, Android TV, Smart TV e TV Box

Compartilhe

Smart TV, Chromecast, Android TV, TV Box… são tantos termos que entregam mais ou menos o mesmo resultado, que é preciso esclarecer as coisas para os menos experientes com o mundo da tecnologia. Nesse post, vamos analisar as principais diferenças entre os diversos sistemas inteligentes para a TV.

 

 

 

Chromecast

 

 

O termo Chromecast faz referência direta ao ecossistema de produtos do Google, e é a solução mais econômica e limitada da lista. Aqui, é importante explicar como funciona o ecossistema de aplicativos desse sistema, e a sua integração com a TV.

De modo resumido, o Chromecast é ativado a partir de diferentes aplicativos compatíveis com ele, integrando serviços via apps instalados no telefone, computador e tablet. Para ativar cada app, clique sobre o ícone correspondente, e o dispositivo vai duplicar a tela do aplicativo na televisão.

É recomendado se o seu uso é basicamente para fazer streaming de vídeo através de apps como YouTube, Netflix, HBO, etc, ou jogar games compatíveis com o Chromecast.

 

 

 

Android TV

 

 

O Android TV é um sistema operacional completo, que pode executar aplicativos por si e sem depender de um smartphone ou um computador, entregando uma interface única e independente.

Hoje, várias marcas optam pelo Android TV, como Philips, Xiaomi ou Sony. Possui duas vantagens diante dos demais sistemas: o número de aplicativos disponíveis e a compatibilidade plena com telefones e dispositivos Android. Além é claro da possibilidade de interconectar diferentes dispositivos à TV, como gamepads, mouse e teclado.

Outra vantagem do Android TV é o número de aplicativos compatíveis com o sistema. A maioria dos jogos disponíveis na Play Store são compatíveis com o uso de gamepads, o que possibilita a interação com TVs através dos controles. Também é possível executar emuladores de consoles e aplicativos como Kodi, o que expande ainda mais as suas possibilidades de uso.

 

 

 

Smart TV

 

 

O termo Smart TV não se refere a um tipo de TV ou sistema, mas sim para falar de uma TV com um sistema operacional próprio. Samsung e LG optaram por desenvolver softwares próprios, como Tizen OS ou webOS. Mas vamos ver as implicações de uso de um sistema operacional que não é o Android TV.

A primeira é a compatibilidade de aplicativos. Ambos os sistemas contam com loja de aplicativos própria e não podem executar apps Android, influindo diretamente no número de aplicativos, jogos, emuladores de console e gestores de conteúdo independentes disponíveis.

Tais limitações também influenciam nas possibilidades de interconectar diferentes dispositivos. De um modo geral, qualquer interação com aplicativos de TVs depende exclusivamente do controle remoto que vem de série ou de aplicativos adaptados para o smartphone. Ainda podemos instalar teclados e móveis, mas com possibilidades muito mais reduzidas.

 

 

 

TV Box

 

 

O termo TV Box está no auge por causa do interesse dos usuários em transformar suas TVs em Smart TVs. Não tem relação alguma com o Android TV, mas faz menção aos dispositivos que contam com esse sistema operacional de série.

TV Box nada mais é do que um dispositivo que se conecta à TV por um cabo HDMI e que executa de forma independente o sistema operacional direto na TV. Por isso, você usa um controle remoto diferente do que o da TV, e é muito parecido com um receptor de TV por assinatura.

As vantagens de uma TV Box são as mesmas das Android TV. Elas podem contar com várias portas USB para conectar diferentes dispositivos, e conta com um baixo custo. Podemos encontrar modelos realmente baratos, com preços que podem competir com o Google Chromecast.

Sua desvantagem em relação à integração nativa do Android TV é por não contar com suporte por parte do fabricante. Ou seja, se o dispositivo conta com uma versão específica do Android, muito provavelmente ele jamais será atualizado para uma versão superior. Se tiver algum erro na interface ou funcionamento de algum aplicativo, dificilmente ele será corrigido. Felizmente, marcas como a Xiaomi sempre oferecem suporte aos seus produtos.


Compartilhe