Como visualizar o consumo dos dados móveis nos smartphones da Xiaomi

Compartilhe

Qualquer usuários de smartphone tem como uma de suas principais preocupações ao utilizar esse tipo de dispositivo é o consumo diário dos dados móveis. Não é só no Brasil que os planos de dados ainda contam com limites de consumo: lá fora, os planos ilimitados são caríssimos, e todo mundo acaba de alguma forma de olho no consumo de internet móvel para que a fatura não apresente surpresas no final do mês.

Os motivos para esse monitoramento constante dos dados são os mais diversos. Seja pela economia já mencionada, seja para que o dispositivo não acabe consumindo tantos recursos com essa conectividade de rede, ou apenas para economizar bateria para o final do dia. Identificar como o seu telefone se comporta no consumo da internet móvel é o direito legítimo de qualquer pessoa, além de uma atitude preventiva muito consciente.

No caso da MIUI, a interface gráfica que está presente nos smartphones da Xiaomi (e em alguns modelos da Redmi e da Poco, fabricantes que estão embaixo do mesmo guarda-chuva de empresas da Mi), é um software que oferece diferentes funcionalidades de gerenciamento de recursos, inclusive no consumo de dados. Este software conta com um painel que permite a visualização dos dados consumidos através da área de notificações da interface.

A principal vantagem desta ferramenta é que, com um simples olhar na tela, o usuário pode ver a quantidade de dados móveis consumida pelo dispositivo durante todo o dia ou ao longo de um mês. Tal característica ajuda e muito na hora dos usuários mais leigos realizar um controle de recursos consumidos pelo dispositivo.

Nesse post, vamos mostrar como os usuários da Xiaomi podem se valer desse recurso para identificar o consumo de dados móveis, permitindo assim um uso mais consciente deste recurso nos dispositivos da marca.

 

 

 

Como visualizar os dados móveis consumidos no seu smartphone da Xiaomi

 

 

Para revisar como está o consumo de dados móveis no seu smartphone da Xiaomi é bem simples.

Primeiro, vá até o painel de notificações do smartphone. Então, clique em Ajustes > cartões SIM e redes móveis > Definir plano de dados. Então, basta tocar em Notificações de uso de dados.

Ao selecionar essa opção (ativando a chave indicada), a MIUI automaticamente vai começar a mostrar dentro do painel de notificações os dados móveis consumidos diariamente. Também é possível verificar a quantidade de dados que o smartphone consumiu durante uma semana ou em um mês.

Combinando o uso desse recurso com outras funcionalidades disponíveis na mesma tela de configuração de redes móveis (como, por exemplo, a definição do limite para o uso de dados dentro daquele plano), é possível obter um maior controle para o seu plano de dados móveis.

Os recursos oferecidos pela MIUI dentro dos smartphones da Xiaomi não são exclusivos da marca. Outros fabricantes de telefones móveis oferecem a mesma funcionalidade, mas apresentam essas ferramentas em diferentes formatos, já que estão disponíveis na interface em outra disposição de menus ou vias de acesso.

Independente da marca ou modelo do seu smartphone Android, é altamente recomendado ativar o monitoramento do consumo de dados móveis dentro do dispositivo, especialmente se o seu pacote de internet é mais limitado ou restrito. Evite as tais surpresas no final do mês com a conta mais alta do que o desejado.


Compartilhe