Os rumores eram reais, e a Sony finalmente confirmou o lançamento de uma versão “Slim” da PlayStation 5.
O console foi “confirmado” durante o julgamento da compra da Activision Blizzard pela Microsoft, já que os documentos envolvendo o caso revelaram a existência da versão Slim do videogame da Sony.
O principal objetivo do novo PlayStation 5 é ocupar menos espaço na sala de sua casa, mas isso não quer dizer que ele será efetivamente pequeno. Ele apenas terá um volume menor, o que pode ajudar de alguma forma aqueles que contam com pouco espaço no apartamento. E vamos conhecer melhor os principais detalhes do produto a partir de agora.
Como será o novo PS5 “Slim”
Antes de continuar, é preciso deixar claro que o nome oficial do novo PlayStation 5 não é PS5 “Slim”. A Sony só modificou o formato do console, mas não rebatizou o produto apenas porque tem um novo formato.
Dito isso, o novo modelo mantém a potência da PS5 original, mas é 24% mais leve e tem 30% a menos de volume que a primeira versão do console. E entendo que não havia a necessidade de fazer o mesmo que a Microsoft com os modelos Xbox Series, pois a proposta da gigante de Redmond sempre foi outra (ao apostar em um modelo mais acessível e de melhor custo-benefício com o Xbox Series S).
Dimensões (mm) | Peso (kg) | |
---|---|---|
PS5 “Slim” | 358 × 96 × 216 | 3,2 |
Edição Digital | 358 × 80 × 216 | 2,6 |
Algumas mudanças no design podem ser identificadas no novo PS5 “Slim”, que recebe quatro painéis separados e um sistema que permite manter a estética do produto com ou sem a unidade de Blu-ray, que passa a ser removível nessa versão.
Outra novidade do PS5 “Slim” é que a sua capacidade de armazenamento interno aumentou, passando de 825 GB para 1 TB. Não é um grande aumento no espaço livre para jogos, mas já é alguma coisa (e não deixa o console atrás do seu concorrente direto).
É importante deixar claro que essa nova versão vai substituir o modelo original do PS5, que será descontinuado. O PS5 Digital Edition segue disponível no mercado.
Outra grande vantagem desse novo PS5 “Slim” é que os arrependidos que comprarem a versão Digital Edition e desejam fazer o “upgrade” para a versão normal podem simplesmente comprar o leitor de Blu-ray em separado, pagando basicamente a diferença de preço entre os modelos com e sem a unidade óptica.
Por fim, o novo PS5 “Slim” inclui no seu kit de venda o suporte para o uso do console na posição horizontal. Se você quer instalar o console na vertical, terá que comprar o suporte em separado.
PS5 “Slim”: quanto custa?
Nos Estados Unidos, o novo PS5 “Slim” Digital Edition (sem o leitor óptico) custa US$ 449. Já a versão com a unidade de Blu-ray tem preço sugerido de US$ 499.
Até o momento em que esse artigo foi produzido, não há previsão de lançamento do novo console para o mercado brasileiro, nem o seu preço sugerido por aqui. Lá fora, a previsão de chegada do novo PS5 “Slim” no mercado é para o mês de novembro.
E para o gamer brasileiro, duas alternativas: ou espera pacientemente pelo lançamento dessa versão por aqui, ou manda buscar o console de outro país e paga o preço por essa iniciativa.