Preço de smartphones 4G vai cair! Entenda por que | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Preço de smartphones 4G vai cair! Entenda por que | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Opinião | Preço de smartphones 4G vai cair! Entenda por que

Preço de smartphones 4G vai cair! Entenda por que

Compartilhe

Uma boa notícia no meio de todo o caos (ou melhor, como consequência do caos): a tendência é que o preço dos smartphones 4G vai cair, por causa do impulso dos telefones 5G, a queda de preços do iPhone e os efeitos da pandemia atual.

A queda de preço deve acontecer a curto e médio prazos, mas sua intensidade pode ser ainda maior do que o esperado, ainda mais depois do lançamento do iPhone SE (2020). E muito provavelmente os smartphones que custam mais de 1.000 euros serão os modelos top de linha premium com 5G.

 

 

 

Ou 4G, ou 5G. Os dois, não dá (por enquanto)

 

 

A evolução do 4G para o 5G vai acontecer em algum momento, mas será uma transição mais longa e complexa do que a ocorrida entre o 3G e o 4G, especialmente no quesito preço, que será muito elevado.

Os altos preços dos chips e modems da Qualcomm são, em partes, os culpados desse cenário. Mas as mudanças internas necessárias para desenvolver um smartphone com 5G também pesam na conta.

Apesar do interesse crescente pelo 5G, e com um 4G que se tornou padrão há muito tempo, mais e mais pessoas podem atualizar para smartphones sem 5G por um bom tempo. Ou seja, esse efeito de espera vai lastrar as vendas de smartphones 4G, e somado com a crise econômica provocada pela crise epidemiológica, podemos ter efeitos sensíveis nas vendas de smartphones ao longo de 2020.

 

 

 

A Apple também jogou muito bem esse jogo

 

 

É difícil assimilar isso, mas a Apple realmente conseguiu lançar um iPhone “barato” (com enormes aspas aqui). Flertou com essa possibilidade com o iPhone XR, que foi muito popular por ser menos caro que os outros. E o iPhone 11 consolidou essa estratégia. Porém, o preço de 809 euros por um telefone da Apple ainda era considerado elevado por muita gente.

De qualquer forma, ainda vai ter muitas pessoas que vão preferir pagar em torno de 700 euros por um iPhone 11 do que o mesmo valor por um smartphone Android. Tudo por causa do status que a Apple tem no mercado de smartphones. E os fabricantes Android com 4G estão sim sentindo uma forte pressão.

Pressão essa que aumentou com o lançamento do iPhone SE (2020), que custa a partir de 489 euros. Faz muito tempo que não vemos um smartphone da Apple com um preço tão reduzido. Considerando o fato que todo o mercado vai estancar por causa da pandemia do COVID-19 e que os principais fabricantes Android já apresentaram as suas alternativas para o primeiro semestre, o cenário para esses gigantes do setor é bem preocupante.

No final das contas, quem pode ganhar com tudo isso são os consumidores. É sempre importante lembrar que podemos encontrar smartphones 4G de linha média com boas especificações com preços bem competitivos (em torno de 200 euros lá fora), e com esse cenário descrito nesse post relativamente estabelecido, podemos estar prestes a testemunhar uma guerra de preços que podem alcançar níveis muitos atraentes para quem pensa em comprar um telefone novo em 2020.

Com sorte, os reflexos dessa guerra perduram até 2021, e o perfil de mercado pode mudar de forma sensível, com preços mais próximos da nova realidade que está se apresentando.


Compartilhe