Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Por que Starfield vai rodar no Xbox a 30 FPS em pleno 2023?

Por que Starfield vai rodar no Xbox a 30 FPS em pleno 2023?

Compartilhe

No último fim de semana, a Microsoft e a Bethesda revelaram mais detalhes do tão aguardado jogo Starfield, que se tornou uma das grandes apostas da gigante de Redmond após o decepcionante Redfall.

Durante a apresentação, os fãs puderam conferir mais gameplay e mecânicas do jogo. Aliás, eu mesmo enfatizei no artigo de ontem o quão impressionante e ambicioso o game demonstra ser nestes aspectos.

No entanto, uma informação importante sobre a taxa de quadros por segundo (FPS) já deixa muitos gamers frustrados. E é importante esclarecer os motivos para os 30 quadros por segundo se fazerem presentes neste caso.

 

30 FPS em pleno 2023…

Phil Spencer, chefe da Xbox, e Todd Howard, produtor executivo da Bethesda, confirmaram que Starfield será executado a 30 quadros por segundo nos consoles. Essa decisão, segundo Spencer, foi uma “escolha criativa”, e é difícil para muitos gamers entenderem isso quando o Xbox Series X é, em teoria, um console poderoso o suficiente para gerenciar taxas de atualização mais elevadas.

Desde o lançamento das novas gerações de consoles, se normalizou a prática de oferecer aos jogadores duas opções de modos de jogo, como o modo desempenho (60 FPS) e o modo fidelidade (30 FPS), para citar um exemplo. No entanto, três anos após o lançamento desses consoles, essa prática continua presente em muitos jogos atuais.

O debate sobre quantos FPS são suficientes ou necessários nos jogos sempre esteve em pauta. Em geral, para jogos competitivos, como shooters ou jogos de corrida, os 60 FPS são considerados o mínimo necessário devido à sua fluidez. Há uma grande diferença entre jogar um shooter a 30 FPS e jogá-lo a 60 FPS, sem mencionar a experiência a 144 FPS ou mais.

A fluidez, o tempo de reação e a precisão aumentam em função do maior volume de quadros por segundo que o jogo vai gerenciar. No entanto, quando se trata de jogos para um jogador que são mais focados na narrativa e exploração, os 30 FPS podem ser considerados aceitáveis. Afinal, estamos acostumados a assistir a filmes a 24 FPS, então, em um jogo que valoriza o aspecto visual, os 30 FPS podem fazer sentido.

 

…e Starfield é um jogo cheio de detalhes visuais

No caso específico de Starfield, Todd Howard confirmou que o jogo será executado a 30 FPS tanto no Xbox Series X quanto no Xbox Series S.

Na versão para o Xbox Series X, o jogo alcançará a resolução de 4K, enquanto no Xbox Series S será executado a 1.440p. De acordo com o produtor executivo:

“Não acho que você ficará surpreso com o que procuramos em nossos jogos anteriores. Sempre quisemos criar esses mundos enormes, abertos, totalmente dinâmicos e hiper detalhados, onde tudo pode acontecer. É 4K no Series X. É 1440p no Series S. Limitamos a 30 FPS porque buscamos essa fidelidade, queremos tudo isso. Não queremos sacrificar nada disso”.

Phil Spencer complementou em uma entrevista ao Giant Bomb que “é uma decisão criativa. Obviamente, temos jogos que rodam a 60 FPS em 4K na plataforma. Não é um problema da plataforma, é uma decisão criativa”. Todd Howard também mencionou que o jogo frequentemente atinge taxas de quadros acima de 60 FPS nos consoles, mas eles optaram por limitá-lo para garantir maior consistência.

E é aqui que mora o problema. O fato do jogo poder realmente atingir 60 FPS em certas ocasiões, mas sua limitação de 30 FPS acontecer de forma intencional, sem oferecer uma opção para que o jogador escolha como deseja jogar Starfield.

Tudo bem, estamos falando de um jogo que valoriza a qualidade visual e é imenso em escala. Mas sempre existem aqueles jogadores que estão dispostos a sacrificar um pouco da fidelidade gráfica em troca de uma experiência mais fluida.

Seria interessante oferecer essa opção aos jogadores de console, e permitir que eles decidam como desejam jogar Starfield. É de se esperar que no PC o jogo não seja limitado dessa forma. Afinal, as placas gráficas de última geração não devem ter problemas para gerar mais quadros por segundo, especialmente se o jogo utilizar tecnologias como DLSS ou FSR.

A equipe por trás de Starfield promete um jogo enorme, oferecendo aos jogadores a oportunidade de explorar mais de 1.000 planetas distribuídos em mais de 100 sistemas solares. É a grande aposta da Xbox, e os fãs mal podem esperar para experimentar o jogo em 6 de setembro. Resta aguardar para ver como ele será executado e sentir a experiência, tanto nos consoles quanto no PC.

Pronto. Eis a explicação oficial. Agora, se ela te convence, é uma outra história.


Compartilhe