Compartilhe

senhas

 

Usar a mesma senha para todos os serviços não é algo seguro, mas usar várias senhas para vários serviços é um inferno na terra. Sem falar que apps de senhas mais complicam do que ajudam, já que temos várias combinações de caracteres que a maioria dos usuários simplesmente não está familiarizada.

Para piorar tudo, cada serviço e aplicativo tem os seus requisitos de formato e extensão de senhas.

Mas a Microsoft decidiu salvar muita gente, simplificando todo o processo com a nova atualização do seu app Authenticator, que é mais amigável do que parece.

 

 

Agora a Microsoft permite que o usuário acesse qualquer um dos serviços da empresa sem ter que digitar a senha. O aplicativo autentica apenas uma vez no smartphone do usuário, incluindo a verificação em dois passos. Feito isso, você nunca mais vai precisar digitar a senha ou esperar por um SMS para validar o acesso.

A ideia é que, a cada vez que você instalar um novo produto da Microsoft no computador, tablet ou smartphone, o sistema chama o Authenticator no smarphone para validar o acesso. No caso do iPhone, é possível confirmar via Touch iD, o que entrega um altíssimo padrão de segurança, dispensando a digitação de senhas complexas.

 

 

Dito tudo isso, fica a pergunta: por que ainda seguimos usando as senhas?

Sim, elas são necessárias, mas nos dispositivos que contam com sistemas biométricos, a segurança e a comodidade que oferecem esses sistemas dispensa as tradicionais senhas. Os sistemas biométricos oferecem os maiores níveis de segurança e conveniência de uso, e por isso Apple e Google trabalham para padronizar esse sistema em seus dispositivos.

Já os demais mortais podem usar o 1Password ou o Lastpass para gerenciar as suas centenas de senhas de forma relativamente segura e cômoda de usar. O problema é quando esses gestores são hackeados, deixando nossas senhas expostas. Mas vamos pessoas que essas são exceções, e que os serviços funcionam muito bem para a maioria dos usuários.

 

Via ZDNETBlogs Technet Microsoft


Compartilhe