TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o PlayStation 5 é enorme? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Por que o PlayStation 5 é enorme?

Por que o PlayStation 5 é enorme?

Compartilhe

A Sony finalmente revelou o design do PlayStation 5, e isso deu o que falar. O formato surpreendeu em muitos aspectos, inclusive no seu tamanho, que não foi especificado em detalhes, mas que é claramente “o mais alto console da história”.

A Sony explicou que as dimensões generosas estão relacionadas a uma questão térmica, ou seja, para obter a refrigeração necessária para manter as temperaturas geradas pelo hardware. Por isso, analistas e usuários estimam que o PlayStation 5 seja um console enorme, pelo menos na altura.

 

 

 

Potência enorme exige um tamanho enorme

 

 

Não foram reveladas as dimensões ou o peso do PlayStation 5, mas as imagens do console em comparação com o controle ou os fones de ouvido foram suficientes para que as estimativas de tamanho aparecessem na internet.

Todos que realizaram o exercício visual chegaram à mesma conclusão: o PlayStation 5 é enorme em altura (e também não é fino) quando comparado com consoles da atual e das anteriores gerações.

O PlayStation 3 original media 325 x 98 x 274 mm e pesava 5 kg. Isso melhorou no PlayStation 4 (288 x 39 x 265 mm). Na mesma linha está o Xbox One original (333 x 79 x 274 mm), que foi refinado de forma notável nas suas variantes Xbox One S e Xbox One X, este último sendo ainda menor com a fonte de alimentação integrada no interior.

As comparações deixam claro que o PlayStation 5 é claramente superior em altura em relação a todos eles, mas é mais difícil comprovar se o seu volume total será maior que o do Xbos Series X, que adotou o formato de gabinete de PC que não é tão alto, mas é claramente mais largo que todos os consoles dos últimos anos.

Um dos comparativos mais chamativos foi produzido pelo GREBO7, usuário do Reddit, que usou como elementos de referência para obter as medidas as portas USB e os slots da unidade ótica, que na imagem abaixo estão marcadas em vermelho.

 

 

Matt MacLaurin, um dos diretores da Sony, respondeu a um usuário do LinkedIn que perguntou por que o PlayStation 5 precisava ser maior que o PS4. Ele respondeu:

 

“Esta geração (PS5) é similar a um pequeno supercomputador. Ainda que o processo (litográfico) de 7 nm ofereça um desempenho térmico impressionante em relação à potência, a mesma é muito extrema”.

 

Ou seja, para se obter uma maior potência e desempenho máximo do hardware, é preciso manter esses componentes sob controle na sua temperatura. Algo compreensível, pois estamos falando dos consoles mais potentes da história, com um hardware que se aproximou muito de um computador desktop gaming, que historicamente sempre utilizou sistemas de refrigeração muito completos e potentes.

Será interessante ver como o Xbox Series X e o PlayStation 5 vão se comportar em matéria de refrigeração, porque suas propostas na hora de resolver essa questão parecem ser sensivelmente diferentes. Desde já os designs e tamanhos dos consoles fazem parte integral da solução do problema que é evidente antes mesmo dos dois consoles chegarem ao mercado: com tanta potência, manter as temperaturas internas sob controle será um desafio bem interessante para Microsoft e Sony.

 

 

Via Reddit


Compartilhe