TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Por que o GPS do iPhone 13 enlouqueceu? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o GPS do iPhone 13 enlouqueceu?

Por que o GPS do iPhone 13 enlouqueceu?

Compartilhe

Todo dispositivo de tecnologia que chega ao mercado tem um tempo de maturação, e pode apresentar problemas nos primeiros meses de funcionamento. E o iPhone 13 não é uma exceção dessa regra.

Vários usuários do novo smartphone da Apple estão reclamando sobre o funcionamento ruim do sistema de localização do dispositivo. A imprecisão neste aspecto estaria resultando problemas muito maiores, pois isso afeta vários aplicativos e recursos do telefone.

Neste post, vamos tentar entender o que está acontecendo e, quem sabe, encontrar uma solução para os usuários que foram afetados por essa anormalidade.

 

 

 

Meu iPhone não sabe onde estou

A boa notícia aqui é que, pelo menos neste primeiro momento, poucos ou praticamente nenhum usuário do iPhone 13 está sofrendo com esse problema. E isso pode indicar que a falha é uma anormalidade pontual de alguns dispositivos, e pode envolver até mesmo o uso de um aplicativo externo eu é o que provoca a falha.

De qualquer forma, uma das atualizações mais recentes do iOS 15 aparentemente está derivando em uma variação importante da localização do GPS. Pelo menos é isso o que pode ser observado pelas reclamações registradas nos fóruns da Apple.

A mudança de posicionamento neste caso é mais séria do que o normal. Os usuários relatam que em ruas estreitas e áreas de baixa cobertura do sinal do GPS, a variação no ponto de localização pode alcançar os 100 metros. O que é muita coisa para quem precisa do GPS para localizar passageiros no Uber, por exemplo.

Esse é um problema que não se resolve usando o Google Mapas no lugar do Apple Mapas, uma vez que os dois softwares utilizam o mesmo hardware e as mesmas instruções do GPS. Além disso, os erros de localização do carro em desvios nas estradas se tornam enormes durante um tempo de utilização do recurso.

Até o momento em que este post foi produzido, a Apple não comentou sobre o problema. É importante registrar que o erro do GPS também foi identificado em outros aplicativos que, de alguma forma, se valem da geolocalização, como é o caso do Strava e outros apps esportivos, tornando o registro do treinamento do usuário algo praticamente impossível.

 

 

 

O que é possível fazer?

Os usuários estão tentando encontrar alguma solução temporária por conta própria. Em alguns casos, basta reiniciar o smartphone e, pelo menos por um tempo, a precisão da localização do smartphone é restabelecida. Porém, depois de um tempo, o problema volta a aparecer no iPhone 13.

Já outros usuários colocam a culpa no 5G, e afirmam que o problema se soluciona se você desativar esse modo de conectividade. Você pode testar essa solução em Ajustes > Dados Móveis > Opções, onde você modifica o item de voz e dados móveis para 4G.

O ideal mesmo é que a Apple não demore muito para entregar uma resposta para os seus usuários, enviando uma atualização que vai resolver os problemas com a localização do iPhone 13. Afinal de contas, os usuários pagaram caro demais pelo dispositivo, e não é justo que eles enfrentem um problema deste porte e não recebam uma resposta do fabricante sobre a falha.


Compartilhe