Por que o celular não deve ser utilizado ao dirigir um veículo? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Por que o celular não deve ser utilizado ao dirigir um veículo? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o celular não deve ser utilizado ao dirigir um veículo?

Por que o celular não deve ser utilizado ao dirigir um veículo?

Compartilhe

Certamente conduzir e falar no celular ao mesmo tempo não é uma boa ideia, mesmo falando através do viva-voz. Existem diversos motivos e é muito importante que todos aqueles que estejam a ponto de comprar carros usados Fiat, Ford, Chevrolet ou qualquer outra marca, saibam o quanto é perigoso.

Falar no celular enquanto você dirige é perigoso, pois a atenção no trânsito e em tudo o que acontece ao seu redor diminui. Existem pesquisas que mostraram que, quando a gente fala no celular, utiliza pouco ou quase nada o espelho retrovisor e a visão periférica fica diminuída justamente pela falta de atenção.

Hoje em dia, com o aumento de carros à venda marca Ford, Fiat e outras igualmente importantes, sempre por conta da necessidade de ficar longe de focos de contágio do coronavírus, é fundamental entender onde está o perigo na hora de dirigir, para evitar qualquer risco tanto para quem dirige quanto para os passageiros que acompanham. 

Tendo em conta que já está comprovado que atender um telefonema enquanto se está dirigindo multiplica por quatro o risco de um acidente de trânsito, é necessário começar a prestar atenção no assunto! E não adianta considerar a possibilidade de utilizar o viva-voz, porque a distração acontece do mesmo jeito. Afinal, não é o mesmo falar com uma pessoa que está dentro do carro, do que falar com alguém através de um celular.

Você estará se perguntando qual é a diferença? Pois bem, conversar com alguém que está no veículo também atenta naquilo que acontece no trânsito, permite  que ambas as pessoas –motorista e passageiro– parem a conversa se alguma situação obrigue a colocar o 100% da atenção no que estiver acontecendo ao redor do veículo.

A visão periférica não funciona na hora de estar utilizando o celular. Isso é comprovado. As pessoas ficam olhando para o que está na frente do carro e não nos lados. Ao mesmo tempo é necessário adicionar as reações e reflexos que ficam mais lentos por conta da distração. E, assim, acontece um acidente…

 

 

 

 

Alguns motivos fundamentais para evitar o uso do celular no trânsito 

 

É verdade que a tecnologia está presente ao nosso redor em todo lugar: no lar, no trabalho, na rua, no carro, em espaços públicos. E também é verdade que a maioria das pessoas vive ligada ao celular, seja conversando, seja checando as redes sociais, mensagens de texto, WhatsApp, recebendo e enviando e-mails e fazendo pesquisas no Google.

A primeira coisa que muitas pessoas fazem ao acordar é pegar o celular. Já ninguém sai sem o celular no bolso e é cada vez mais comum observar as pessoas num restaurante, por exemplo, falando no celular sem conversar com a pessoa que está na mesma mesa!  São os tempos modernos!

Porém, quando se está dirigindo, isso passa a ser por demais perigoso. A lei e as estatísticas afirmam isso:

 

– Diminui a atenção. É uma equação matemática: depois de um minuto e meio de conversa no celular, o motorista deixa de perceber 40% dos sinais de trânsito e diminui a capacidade de reagir diante do perigo.

– Diminuição das reações. Mesmo falando no viva-voz, diminui a concentração que é fundamental no momento de dirigir um veículo. A velocidade passa a não ser constante, perde-se a noção de distância com o carro que está na frente e o tempo de reação diminui consideravelmente.

– Distração. Está comprovado que os acidentes acontecem quando o motorista se distrai. Atender um telefonema, enviar uma mensagem de texto ou falar no viva-voz, tanto faz, a distração acontece do mesmo jeito e o acidente é o resultado disso.

– Não existe nenhuma compatibilidade. É absolutamente incompatível dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo: são duas atividades que não combinam. é necessário lembrar sempre que utilizar o celular e dirigir um carro ao mesmo tempo multiplica por 4 o risco de sofrer um acidente. É suficiente para entender o perigo?

– Proibido por lei. Por último, mas não menos importante: no Brasil é uma grave infração de trânsito e está penalizado pela lei. Se alguém foi pego no trânsito conversando com o celular na mão ou no viva-voz, é multa na certa. E isso é um dado menor: o pior é um acidente grave!


Compartilhe
TargetHD.net