Como preparar seu smartphone usado para a venda ou doação

Compartilhe

Eu sei que muito provavelmente eu já escrevi um post sobre isso, mas nunca é demais lembrar que a audiência desse blog é rotativa, e com certeza alguém está vendendo um smartphone usado nesse momento. Por isso, entendo que é oportuno revisar, da forma mais resumida e eficiente possível, todos os procedimentos que você deve realizar antes de realizar a venda do seu telefone usado.

São passos importantes para a pessoa que vai pegar o seu smartphone, e merece ter um dispositivo pronto para uso, mas principalmente para você, que quer evitar problemas futuros (como, por exemplo, os seus dados nas mãos de desconhecidos).

Siga os passos abaixo.

 

 

 

Faça o backup dos dados do seu smartphone antigo

 

É o primeiro passo e, convenhamos, o passo obrigatório. Sei que alguns serviços online já realizam o backup diário ou semanal de seus dados, mas é melhor prevenir do que remediar. Por isso, realize você mesmo o backup de tudo o que você tem no exato momento que você está com o novo telefone em mãos e vai começar a sua nova vida com o novo dispositivo.

 

 

 

Transfira os seus dados para o novo smartphone

 

 

Agora que você tem uma cópia de tudo o que é importante para você, o próximo passo é migrar os dados do telefone antigo para o novo smartphone. Alguns fabricantes facilitam a vida nessas horas, oferecendo ferramentas de software que deixam o processo mais prático e ágil. Siga as instruções do fabricante para o processo, ou utilize ferramentas alternativas para a operação. Na pior das hipóteses, faça tudo na unha: conecte o smartphone antigo no seu computador, faça a transferência de dados, conecte o telefone novo no PC, e copie tudo para lá.

 

 

 

Elimine a conta Google do seu smartphone antigo

 

Se o seu smartphone antigo for Android, é muito provável que ele tenha proteção contra redefinição de fábrica (FRP). É uma camada adicional introduzida pelo Google como medida de segurança, que evita o reset do terminal em situações de roubo ou extravio do terminal. Você deve remover essa proteção antes de vender um smartphone ou doá-lo para outra pessoa.

Para fazer isso, você deve excluir todas as contas do Google que se conectaram ao dispositivo. Vá para a ferramenta Configurações > Contas, selecione e exclua a conta do Google que você usou pela primeira vez para fazer login no dispositivo.

 

 

 

Restaure o smartphone antigo para as configurações de fábrica

 

Isso removerá todas as contas, arquivos e dados do armazenamento interno e basicamente colocará o software de volta em um estado sem uso. Assim, o novo proprietário terá que configurar o dispositivo do zero, tal e como você fez quando comprou o smartphone. Certifique-se também que o cartão microSD não possui dados pessoais e tome cuidado com os cartões de memória, pois os dados armazenados nele podem ser apagados no processo, e podem ser facilmente recuperados por terceiros com softwares específicos para esta tarefa.

 

 

 

Remova o SIM Card, o microSD, limpe o dispositivo e guarde ele na embalagem

 

 

Os últimos passos antes da venda. Remover o SIM Card e o microSD é algo que muita gente se esquece depois de todos os demais processos, mas é muito importante porque, convenhamos, você não vai querer ficar sem a sua linha de telefone ou as fotos registradas nas férias. Também é de bom tom fazer uma limpeza adequada no telefone, principalmente para retirar a gordura e o óleo do corpo que naturalmente ficam no dispositivo com muito tempo de uso. Por fim, guarde o telefone na sua caixa original, com todos os seus acessórios, tire fotos bonitas dele e anuncie o produto para venda. Ou doe para aquela pessoa que você sabe que vai fazer um bom uso dele.


Compartilhe